Entre 15 et 18 de setembro vai ter lugar a IV Universidade Itinerante Internacional do Figo da Índia, événement qui, pour la première fois, est accueilli par l'Europe.
Portugal foi o país escolhido, sendo o evento, organizado em parceria pela Confraria do Figo e da Figueira da Índia, Municípios de Almodôvar e Mértola, Universidade de Évora e Instituto MED.
Esta iniciativa faz parte do trabalho que a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo” tem vindo a desenvolver.
A cultura do Figo da Índia é hoje considerada como muitíssimo sustentável, sendo uma planta que se adapta a condições limitantes (água e solo), contribui para alimentar a fauna existente, atrair abelhas, aumentar a biodiversidade e fixar terras, impedindo a sua erosão.
As diferentes iniciativas previstas para os 4 dias do evento, irão circular entre Évora, Almodôvar et Mértola, sendo que está prevista a participação de 25 oradores considerados como os maiores especialistas mundiais na cultura da Figueira da Índia oriundos de 13 Países aos quais se juntarão os portugueses.