Fish Parade à EDIA: «Dans le grand lac de l'Alentejo, les poissons prennent un ascenseur»
A EDIA assinala hoje, o Dia Internacional da Diversidade Biológica e o Dia dos Peixes Migradores, com a inauguração de uma Fish Parade.
“No grande lago do Alentejo os peixes andam de elevador” é um projeto que resulta de uma parceria entre a EDIA e o Centro Infantil N. Sr.ª do Carmo, Moura, que teve como mote o Dispositivo de Passagem de Peixes instalado na barragem de Pedrógão, sendo a exposição de Peixes (Fish Parede) ilustrativa das ações desenvolvidas.
ce projet, candidatado à 12ª edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho, centrou-se nas questões sobre a qualidade da água, nas espécies de peixes existentes no rio Guadiana, distinguindo espécies autóctones de exóticas e na definição de barragem e respetivas implicações ambientais resultantes da sua construção e respostas aos impactes inerentes.
No âmbito do projeto foram desenvolvidas diversas ações, destacando-se as visitas às barragens de Alqueva e Pedrógão, experiências sobre a água, atividades sobre os peixes da região, uma exposição de grandes peixes feitos pelos pais das crianças, bem como a recuperação de três lagos na instituição que, à ce moment, albergam uma maquete de uma barragem e dois tanques para fauna aquática.
A exposição estará patente ao público na sede da EDIA, à Beja, entre 22 Mai et 14 Juin, podendo ser visitada aos dias úteis entre as 09 e que 18 heures.