O Primeiro-Ministro António Costa preside amanhã à Cerimónia de Apresentação da primeira aeronave Nacional KC-390, que se realiza amanhã, jour 19 Octobre, Non. Base aérienne 11, Beja, pelas 10H30.
A primeira das cinco aeronaves compradas pelo Governo Português à brasileira Embraer chegou no domingo à Base Aérea (BA) 11, à Beja, depois de ter descolado no dia anterior de Gavião Peixoto, São Paulo, em direção à Europa.
Il est rappelé que, dans 11 Juillet 2019, o Conselho de Ministros aprovou e autorizou várias despesas para a aquisição de bens ao consórcio Embraer, SA et Embraer Portugal, SA, entre eles cinco aeronaves e um simulador de voo.
A aquisição das cinco aeronaves KC-390 e do simulador de voo envolve um montante superior a 606 million, auquel ils rejoignent plus 221 million, ambos acrescidos de IVA, sendo esta última rubrica referente a serviços logísticos, equipamentos eletrónicos e à concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves.
A estes valores juntam-se os investimentos feitos pela FAP na BA11, com a construção do edifício para a Esquadra 501 et pour le simulateur de vol, aucune valeur 9,8 million. A requalificação do hangar 131-264, coût 4,3 million, enquanto que o edifício do simulador está orçado em 5,3 million, Le hangar cible d'une requalification majeure, c'était pendant de nombreuses années “maison” dos Alpha-Jet, de l'escouade 103-“escargots”, suspendu dans 2018 avec la fin de vie des avions reçus d'Allemagne. As aeronaves C-130H são operados pela Esquadra 501-“Bisontes” que está sediada na BA6, pas de Montijo, e deverá mudar para a BA11, à Beja, début d'année prochaine.
Novo simulador de voo
A empresa alemã Rheinmetall Defense Eletronics foi a fornecedora escolhida pela Embraer para entregar o novo simulador, que compreende três tipos de simulação para a tripulação das aeronaves de origem brasileira. Um simulador de movimento de voo completo, un instructeur de procédures de cabine et un instructeur de station de fret pour les capitaines de fret.
Garantias do CEMFA, Général Cartaxo Alves
Sur 3 Juillet, após a cerimónia do hastear das bandeiras que assinalavam as comemorações do 70º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), qui a eu lieu à Beja, o General Cartaxo Alves, Chef d'état-major de la Force aérienne (CEMFA), sobre a chegada das aeronaves brasileiras revelou que “estão a ser reformuladas as infraestruturas da BA11 e também no Bairro que vão ficar prontas em agosto/setembro e a partir dessa data vamos receber a primeira aeronave que não vai entrar diretamente no efetivo”, acrescentando que a partir de Beja, leia-se BA11, “a aeronave vai levar dois meses a três meses a fazer uma avaliação operacional e a inserir equipamentos que vão ser incorporados em Portugal, com a engenharia da FAP”, matérialisée.
Cartaxo Alves, pormenorizou que depois o KC-390 “vai fazer testes e de seguida a sua certificação, para que em março de 2023 entre no dispositivo da Força Aérea e possa começar a cruzar os céus de Beja operacionalmente”, conclu. Finalement, o Chefe do Estado Maior da Força Aérea garantiu que, “a partir daí todo o dispositivo, quer de pessoas quer aeronaves, e a partir dessa data (mars 2023) vai começar a chegar de forma sequenciada a Beja
Teixeira Correia
(journaliste)