Un avion Lockheed P-3C Orion de l'armée de l'air portugaise (FAP) a terminé avec succès la phase initiale de tests – au sol et en vol –, Canada, dans le cadre de la modernisation des systèmes de mission.
Segundo as Relações Públicas da FAP, desde outubro de 2023, este avião da Esquadra 601 (Lobos), encontra-se no Canadá para um processo de modernização que envolve a atualização das capacidades Identify Friend or Foe (FOF), Terrain and Traffic Collision Avoidance System (T2CAS), Lien 16, além da instalação de um novo sistema de missão, com capacidade de evolução.
Este é, segundo a FAP “um passo fundamental para manter operacional a capacidade de patrulhamento marÃtimo da Força Aérea em contexto nacional, União Europeia e NATO”.
Nos voos de ensaio, qui a eu lieu entre les jours 18 et 23 Mars, estiveram presentes uma tripulação da Esquadra 601, além de um militar da Direção de Engenharia e Programas.
A aeronave vai regressar a Portugal para cumprir na Base Aérea N.º 11, Beja, a última fase dos trabalhos de modificação e realizar os testes finais de aceitação.
Para a modernização da totalidade da frota nacional de P-3C CUP+ ao serviço da Esquadra Lobos, a Força Aérea estabeleceu um contrato com a General Mission Systems Canada, por intermédio da Canadian Commercial Corporation, que deverá ocorrer até 2025.