L'unité de protection et de secours d'urgence (UEPS) GNR a décontaminé plus de 500 installations sur tout le territoire national. Dans le quartier de Beja, UEPS, au moins, 9 désinfestations.
A Guarda Nacional Republicana, desde o inÃcio da pandemia COVID-19, através de militares do núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, procedeu à descontaminação de mais de 500 installations sur tout le territoire national (Instalações: Lares-113, Creches-24, Unidades de Saúde-37, Instalações GNR-193 e Outras-193. Total-503).
Aucun district Beja, a UPS fez, au moins, nove descontaminações, sendo seis em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), duas em instalações da Guarda Nacional Republicana (GNR) e uma em unidade hoteleira.
A primeira descontaminação que a UEPS fez foi no lar do Centro Social de São Jorge e Senhora das Pazes, à Vila Verde Ficalho, dans la municipalité de Serpa, où le jour 13 Avril, procedeu à desinfeção e higienização daquele espaço. Foi nesta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que ocorreu o primeiro foco de infeção por covid-19 do distrito.
Trois jours plus tard, une 16 Avril, a equipa da UEPS esteve no Lar Nobre Freire, à Beja, IPSS onde procedeu à desinfeção e higienização do primeiro piso da instituição onde havia três utentes infetados com covid-19, um dos quais viria a falecer três dias depois, Hôpital José Joaquim Fernandes, dans la ville Alentejo, où il a été hospitalisé, tornando-se no primeiro óbito da região Alentejo, motivado pela pandemia.
Além das duas instituições acima referidas, a UEPS, fez também descontaminações na Mansão de São José, en 25 de outubro e no Lar do Centro Paroquial e Social do Salvador, en 13 Novembre, ambos localizados em Beja. Posteriormente a UEPS regressou a estas duas IPSS’s onde voltou a fazer uma descontaminação.
Também instalações da própria GNR no distrito foram alvo da intervenção da UEPS, na sequência de resultados positivos de militares da instituição. A primeira ocorreu no Destacamento Territorial de Moura no dia 29 de agosto e a segunda no Posto Territorial de Odemira, dernier jour 26 Novembre.
Mais recentemente uma unidade hoteleira de Beja foi alvo de uma descontaminação depois de ter sido o local de alojamento das Brigada de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha Portuguesa, que prestaram serviço nos lares de Beja e no Centro de Acolhimento Covid da BA 11.
A UEPS é uma estrutura, que integra cerca de 60 militares da GNR altamente especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e quÃmicos), tem vindo a ser acionada quase diariamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, IPSS, lares de idosos, crèches, centres de jour, e outro tipo de infraestruturas, incluindo-se aqui instalações e viaturas da própria Guarda.
En outre, estes militares têm vindo a efetuar ações de sensibilização a entidades com responsabilidades nas infraestruturas mais afetadas pela pandemia COVID-19, e a promover ações de formação a agentes de proteção civil de vários locais do território nacional.
Descontaminação do Lar Nobre Freire pela UEPS
L'équipe UEPS est une sous-unité de Guarda, composé d'experts en matières dangereuses et intègre 10 opérationnel et trois véhicules, qui utilisent des brumisateurs thermiques, pour diffuser un brouillard dense qui décontamine les espaces, où il a été appliqué. Afin de ne pas prendre de risques, les opérationnels sont équipés de faits, bottes, gants et masque complet avec filtre.
Sobre o trabalho no Lar Nobre Freire, l'Lidador Nouvelles, le chef de l'UEPS, capitaine Cerqueira, a révélé que «l'espace était reconnu, les vêtements ont été retirés et les biens des utilisateurs ont été désinfectés et 45 minutes, l'opération de décontamination est terminée », ajoutant qu'après avoir réalisé l'action "il est nécessaire de créer des couloirs de circulation pour éviter à nouveau la contamination", conclu.
Teixeira Correia
(journaliste)