Investimento para reforçar abastecimento de água no Algarve foi revisto em alta, passando a custar mais 36 million. A obra tem um preço base de 101 milhões e um prazo de execução de um ano e três meses.
O concurso público internacional para a empreitada de captação de água no Pomarão, para reforçar o abastecimento de água no Algarve foi lançado ontem. Le projet, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vous coûtera 109 million.
Dans une déclaration, o Ministério do Ambiente e Energia indica que a obra, que será dividida em três lotes, tem um preço base de 101 millions d'euros et un délai de 460 journées, en d'autres termes, de um ano e três meses.
ce projet, previsto no PRR, integrando a componente C09, tinha sido objeto de um pedido de aumento do valor de investimento por parte da Águas do Algarve, de 72,8 millions d'euros pour 109 million, verba que contempla a empreitada e estudos, o que foi autorizado pela ministra da tutela, considerando os pareceres emitidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), explica o Governo na mesma nota enviada às redações.
A captação de água no Pomarão constitui uma das medidas previstas no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e vai permitir aumentar em 30 hectómetros cúbicos anuais a resiliência e capacidade hidráulica do sistema de abastecimento de água para consumo humano no Algarve, de acordo com dados do Governo.
A obra consiste na captação de água superficial na zona estuarina do rio Guadiana, junto à povoação de Mesquita, a montante do Pomarão, dans la municipalité Mértola, district de Beja, através de uma conduta adutora até à albufeira de Odeleite, em Castro Marim, quartier Faro, onde a água captada será restituída, segundo informações divulgadas anteriormente.
A ministra Maria da Graça Carvalho estará amanhã em Faro, para formalizar o lançamento do concurso público da infraestrutura, “possível graças a entendimento com Espanha”, assim como para presidir à assinatura de protocolos que vão levar água para consumo humano às aldeias do Espírito Santo e Mesquita, à Mértola, e para a reabilitação da rede de saneamento de Castro Marim.
source: Jornal de Negócios