O Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), leia-se Hospital de Beja, vai estar encerrado entre as 20,00 e horas que 08,00 do dia seguinte, na sexta-sábado e segunda-feira.
De acordo com um comunicado da ULSBA, inserido na página na internet, “decorrente da dificuldade de elaboração da escala médica o serviço apenas receberá admissões de doentes referenciados (encaminhados pelo CODU/INEM, outros médicos ou SNS24”, nos dias e horas acima referidos.
A ULSBA apela aos utentes para que “antes de recorrer ao hospital ceve contactar a linha de apoio SNS 24 ou 112, para que seja orientado de acordo com o grau da sua situação”, reiterando a importância da população recorrer “aos cuidados de saúde primários dentro do seu horário de funcionamento”, na esmagadora maioria dos casos no horário 08h-20h, sexta e segunda-feira e 08h-13h, Samedi.
Os Serviços de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde e Moura funcionam durante 24 heures, existindo Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), casos de alvito, Canyons, Castro Verde, Moura et Serpa, estão encerrados no sábado enquanto que a de Mértola não tem médico escalado.
Após receberem a comunicação do Conselho de Administração da ULSBA, os Comandos dos Corpos de Bombeiros deram indicações aos seu operacionais para “tomar os devidos procedimentos junto do CODU para não termos problemas com os ser viços”, remataram.
Serviços a que pode recorrer: https://www.ulsba.min-saude.pt/2024/08/14/constrangimentos-no-servico-de-urgencia-medico-cirurgica-nos-dias-16-17-e-19-de-agosto/
Teixeira Correia
(journaliste)