IP8/EN121: Contrat pour le tronçon entre Ferreira do Alentejo et Beja, sur 22,5 km, un investissement 33,6 million.


A requalificação do segundo troço do IP8/EN121 entre Ferreira do Alentejo e Beja vai avançar e inclui a construção de uma variante em Beringel, que retirará centenas de camiões do centro da localidade.

Sessenta e quatro milhões de euros e 540 jours plus tard, mesmo sem a construção da Autoestrada 26 (A26) entre Sines et Beja, a designada Subconcessão do Baixo Alentejo (SBA), a requalificação dos dois troços do chamado Itinerário Principal 8 (IP8), entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, a sede de concelho, e esta última localidade e Beja, podem trazer uma nova realidade aos 37,5 quilómetros nas acessibilidades da região.

As populações dos concelhos de Beja e Ferreira do Alentejo, não esquecem a decisão do Governo de Pedro Passos Coelho, quando em setembro de 2011, o então secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, reconheceu a suspensão nas obras da SBA por “dificuldade” de financiamento do consórcio a que o Estado seria “completamente alheio”. Um ano depois as Estradas de Portugal anunciavam a decisão de não construir a autoestrada por ser “um equívoco técnico”, porque “o tráfego previsto não justificava a criação de uma autoestrada”, tendo sido gastos até então 35 million.

Hier, entre as Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio, Construções J.J.R. & Enfants, SA e Tecnovia-Sociedade de Empreitadas, Lda, foi assinado o contrato de consignação da empreitada do segundo troço do IP8/EN121, entre Ferreira do Alentejo et Beja, sur 22,5 km, un investissement 33,6 million.

De acordo com um comunicado da IP, a obra, entre a rotunda da EN2 em Ferreira do Alentejo e a rotunda do Aeroporto, à Beja, “teve hoje (hier) início” e está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como principal objetivo “melhorar as condições de circulação e segurança, entre as duas localidades, através da beneficiação estrutural do troço e também a travessia urbana de Beringel, com a construção de uma variante”, justifier.

Aucun document, a empresa responsável pela gestão das estradas em Portugal, acrescenta que “a construção da Variante de Beringel, terá um perfil de duas vias em cada sentido e o restabelecimentos desnivelados e interligação com o torço existente”, acrescentando a IP que este empreendimento “vai contribuir para a melhoria das ligações rodoviárias na região”, conclure.

Le Lidador Nouvelles (LN) apurou que no contrato subscrito entre a IP e consórcio consta que no traçado a requalificar ira ser criada “a introdução de uma passagem de fauna e uma barreira para elevar o voo das aves”, sem concretizar do que realmente se trata.

A construção da Variante de Beringel, comté Beja, estava definida na designada Subconcessão do Baixo Alentejo, e é considerada como “essencial para a segurança de pessoas e bens, uma vez que é diariamente atravessada, nos dois sentidos entre Espanha/Beja-Lisboa, por duas centenas de camiões”, começou por dizer ao LN, o presidente da Junta de Freguesia daquela localidade.

Vítor Besugo revelou que nos cerca de 600 metros de atravessamento rodoviário da vila, “nesta campanha de azeitona já tivemos quase uma dezena de camiões a derramar bagaço de azeitona para a estrada e muito pior, para dentro das casas”, fini.

Tour, Président de la municipalité de Beja, que este presente na assinatura do contrato, defendeu que as obras “são de uma importância extrema para termos um bom acesso e com segurança à A26/A2. Foi o culminar de um trabalho levado a cabo nos últimos seis anos por várias entidades, autarquia incluída”, Paul justifie l'arsenic.

Há já algumas semanas que estão a decorrer as obras de requalificação no troço da EN259, entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, com ligação à rotunda do troço da A26, Grândola Sul/Malhada Velha, que inclui a construção de uma variante em Figueira de Cavaleiros, um troço de 15 km, onde vão ser investidos 30,5 million.

Teixeira Correia

(journaliste)


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