Segundo os dados do Portal das Finanças, o municÃpio de Moura não fez a comunicação por via eletrónica à Autoridade Tributária (À) à 31 de Décembre, perde o direito a esta participação e a totalidade dos 5% são devolvidos aos munÃcipes.
du total 308 municipalités portugaises, 69%, en d'autres termes, 185, vão prescindir de parte da receita de IRS para que esta seja devolvida aos contribuintes com residência fiscal na respetiva área geográfica. Que 185 autorités, 41 Webcams, optaram por renunciar à totalidade desta participação. Sublinhe-se que 42 autarquias decidiram reduzir a parcela do IRS, tandis que, en revanche, seis delas aumentaram.
Que 13 restantes autarquias do distrito de Beja, a que mais vai devolver aos munÃcipes é a de Ourique, que somente arrecada 2,5%, sendo os munÃcipes beneficiados com os restantes 2,5%, Mértola recebe 3% e os munÃcipes 2%, Odemira 3,5% e os munÃcipes 1,5%, Almodovar, Alvito e Castro Verde 4% e os munÃcipes 1%, com os restantes, Aljustrel, Canyons, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Serpa et Vidigueira, a receberem a totalidade dos 5%, não tendo os munÃcipes qualquer benefÃcio.
relativement 2023, o municÃpio de Mértola reduziu o direito da sua taxa de participação em 0,25%, que com exceção de Moura que recebeu 2,5% e os munÃcipes os restantes 2,5% e que este ano nada comunicou à AT, todos os restantes mantiveram as mesmas percentagens em 2024
O que diz a lei
Chaque année, os municÃpios têm direito a uma participação variável de até 5% no IRS dos seus munÃcipes, relativo aos rendimentos do ano anterior, calculada sobre a respetiva coleta lÃquida deduzida das deduções previstas na lei. Esta participação, que consta no Regime Financeiro das Autarquias e Entidades Intermunicipais, de deliberação sobre a percentagem de IRS pretendida pelo municÃpio, e que tem de ser comunicada por via eletrónica pelos municÃpios à Autoridade Tributária (À) à 31 de dezembro do ano anterior.
Isto significa que se a taxa de participação estabelecida pelos municÃpios for inferior a 5%, a diferença reverte a favor dos munÃcipes. Se os municÃpios não o fizerem, perdem o direito a esta participação e a totalidade dos 5% são devolvidos aos munÃcipes. O desconto municipal no IRS é aplicado a todos os contribuintes, ou seja a quem tem de pagar IRS como a quem tem direito a reembolso na altura do acerto anual do IRS.
Teixeira Correia
(journaliste)