A Juíza de Direito Maria das Mercês do Nascimento, tomou posse na manhã deste sexta-feira, como Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Beja, qui englobe 14 jugements, étant celui de la proximité, après la réorganisation judiciaire de 2014, tornando-se na primeira mulher e magistrada nascida na cidade, a assumir o cargo.
A cerimónia solene de tomada de posse decorreu na sala principal do Palácio da Justiça de Beja, com a presença do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e, por inerência, do CSM, Conselheiro João Cura Mariano, e do Vice-Presidente deste órgão de gestão e disciplina, Conselheiro Luís Azevedo Mendes.
Dans son discours, Conselheiro João Cura Mariano, destacou que “esta é uma época difícil depois de grande inércia durante os últimos anos, que não teve um diverso número de reformas e há que recuperar o tempo perdido”, acrescentando e justificando que “cabe-nos a nós suprir todas as deficiências”, conclu.
Dirigindo-se à Juíza que tomou hoje posse, para uma comissão de serviço de três anos, o presidente do CSM defendeu que “este é um cargo importante e é preciso um conjunto de qualidades de boa juíza e gestora”, justificando que se “trabalhar sempre com o CSM e a equipa gestão do Tribunal da Comarca, tem todas as condições para o seu mandato correr bem”, fini.
Visivelmente emocionada, por estar numa sala cheia de colegas, amigos e familiares, a “filha de Beja” Maria Mercês do Nascimento, começou por lembrar que “muitos dos funcionários começaram neste tribunal ainda eu era uma criança”, deixando a garantia que apesar “do défice de meios humanos, onde há tribunais só com um juiz e a grande dispersão territorial da comarca, o trabalho de proximidade é essencial para o nosso sucesso”, assuré.
Parcours professionnel
Avec une carrière dans le système judiciaire qui a débuté en 2010, au tribunal du Barreiro, a juíza Maria das Mercês Cruz Nascimento, Ça a 42 ans, é casada e mãe de 3 enfants, desempenhou depois funções em diversos tribunais no Alentejo. En 2012, a été placé devant le tribunal d'exécution des peines d'Évora, passant ensuite par les tribunaux de Ferreira do Alentejo, Beja et Odemira. À partir de 2019, exerce funções no Juízo Central Cível e Criminal de Beja, onde vai continuar até ao próximo de julho, a acumular com o cargo de Juiz Presidente da Comarca.
Teixeira Correia
(journaliste)