A Casa do Alentejo, à Lisbonne, sera le théâtre de la présentation du Festival Islamique de Mértola 2023, qui aura lieu le lendemain 15 Avril, Samedi, à 18:30.
Vão marcar presença nesta cerimónia responsáveis do executivo do Município de Mértola, o Presidente da Câmara Municipal de Mértola, Mário Tomé e a Vice-Presidente Rosinda Pimenta, o Presidente da Casa do Alentejo, João Manuel Rato Proença e o Presidente da Entidade Regional de Turismo, Vítor Silva.
A apresentação do Festival Islâmico de Mértola na Casa do Alentejo (Rua Portas de Santo Antão, Non. 58), é aberta ao público e vai incluir a atuação do grupo “Cus Cus Flamenco” num pequeno concerto de antevisão à programação de concertos do Festival. Além deste apontamento musical, vai decorrer uma prova de doçaria tradicional alentejana e marroquina.
O conjunto Cus Cus Flamenco foi criado em Granada, Espagne, en 2016, pelo cantor de origem marroquina Hamid Ajbar, licenciado pela Conservatório de Rabat como especialista em música andalusí e oriental. Com uma proposta musical baseada no conceito “duas histórias, um caminho” que propõe um encontro entre a música e a dança de duas culturas que parecem convergir no tempo e no lugar, “Cus Cus Flamenco” proporciona um concerto de fusão onde a profundidade do canto flamenco se junta à estética dos poemas-cantigas da poética árabe-andalusí e à beleza e paixão da dança flamenca.
De dois em dois anos, o Festival Islâmico de Mértola, que já vai na 12ª edição, transforma a vila de Mértola, para celebrar e dar a conhecer a cultura islâmica e os seus laços com Portugal. Durante os dias do Festival, que este ano decorre entre 18 et 21 Mai, Mértola acolhe uma vasta comunidade islâmica do norte de África, proveniente de países como Marrocos, Algérie, Tunisie, além de Espanha e do Egipto, entre outras geografias.
O Festival Islâmico de Mértola é dos eventos mais relevantes do distrito, que tem como objetivos, en plus de diffuser des connaissances sur l'histoire et le patrimoine de Mértola, en particulier de l'ère islamique, promover o conhecimento, le dialogue, tolérance et citoyenneté entre les cultures; diffuser la culture islamique et la production contemporaine; renforcer les liens culturels, liens sociaux et économiques avec la Méditerranée et développer l'offre touristique musulmane.
Com entrada livre, o Festival Islâmico de Mértola contou no ano passado com 50 mil visitantes ao longo dos 4 dias de festival, esperando receber este ano mais de 60 mille. En 2023 la souk regressa às vilas “velha” e “nova” de Mértola para receber os mais variados produtos como artesanato, sucreries, Produits et tissus régionaux de l'Alentejo, du Maroc, Tunisie, Egypte, Espagne et Alentejo. En plus du marché et du rituel arabe traditionnel du marchandage pour de bons prix, le festival propose également de la musique et de l'art qui complètent le charme du marché de rue.
Mais informação em: https://www.festivalislamicodemertola.com/