Mértola: Les institutions ont lancé une campagne de solidarité avec les foyers et résidences du Cap-Vert.


Uma ambulância e diversos equipamentos e roupas vão ser enviados esta quinta-feira por via marítima, Lisbonne, para um lar residencioal na cidade da Praia, au Cap-Vert.

No âmbito de um protocolo subscrito em março do corrente ano entre quatro instituições de Mértola, encabeçada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mértola (AHBVM) e o Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, na Praia, Cap-Vert, vão ser enviados hoje por via marítima, de Lisbonne, uma ambulância e diversos equipamentos e roupas.

Esta iniciativa surgiu depois de um estágio efetuado durante mês e meio nos Bombeiros Voluntários (BVM) e Santa Casa da Misericórdia de Mértola, por Gilson Cabral, assistente social e responsável do lar cabo-verdiano, sediado em Achada São Filipe.

Em maio do corrente ano, além da AHBVM e Santa Casa, outros dois parceiros mertolenses que fazem parte do protocolo, o Núcleo de Voluntariado e o Moto Clube “Falcões das Muralhas”, deram início à campanha de angariação dos bens e equipamentos pela população do concelho.

Foram recolhidas camas, matelas, cadeiras de rodas, andarilhos, roupas e produtos de higiene, os bombeiros feito a revisão de uma das suas ambulâncias mais antigas, tendo tudo com destino o Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier. Para enviar o contentor para Cabo Verde, as instituições mertolenses contam com o apoio de uma empresa portuária de Santa Iria de Azoia, Conseil de Loures, que suporta o custo da operação marítima.

Jorge Santos, comandante dos BVM, refere que a iniciativa “vai suprir muitas das necessidades que a instituição de Cabo Verde vive e fazer muita gente feliz”, destacando o “enorme espírito de solidariedade da população do concelho, fini.

Mas a cooperação entre as diversas instituições não se fica por aqui, já que no primeiro trimestre de 2024, o comandante dois bombeiros da corporação irão rumar a Cabo Verde para ministrarem formação a profissionais da instituição São Francisco Xavier e dos bombeiros da localidade.

Mértola e os bombeiros locais há muito que estão ligados a Cabo Verde e têm tirado proveitos positivos da cooperação entre o Governo daquele país e a Escola Profissional Alsud, com a vinda de estudantes para Mértola. No quadtro dos BVM há dois bombeiros assalariados há mais de uma década e há três estagiários cabo-verdianos. Também através da mesma cooperação, mas a Guiné-Bissau, no Corpo de Comando, como adjunto, está Mussá Embaló, ainda que com dupla nacionalidade tornou-se no primeiro estrangeiro a fazer parte do comando de uma corporação em Portugal.

Bombeiros com nova ambulância

A oferta da ambulância ao Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, é de imediato colmatada com uma nova ambulância. Quando regressarem de Lisboa e da entrega do material para Cabo Verde, os Bombeiros de Mértola trazem um novo veículo recentemente adquirido.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg