Mértola: La municipalité investira 5 millions d'euros pour la connexion transfrontalière de Pomarão.


O Município de Mértola vai investir 5 milhões de euros na reconversão do Caminho Municipal (CM) 1153, une connexion routière transionique entre Pomarão et Mértola, sur 20 km. O concurso público vai ser lançado no início de 2025 Et sans délai, a obra começará durante o próximo ano.

La section commence au pont international de Baixo Guadiana, Dans l'ancien Mineiro Porto de Pomar, avec l'intervention principale du projet qui aura lieu à CM1153, dans une section avec 10 kilomètres de distance, qui souffrira, avec un dimensionnement de deux voies avec 2,75 mètres chacun et leurs BEM.

Les petits villages de Picotos, Alves, Damejoso, Fernandes et Monte Alto croisés par CM1153 seront les grands bénéficiaires de la nouvelle connexion. Les autres sections, divisé entre les routes nationales 265 et en municipalité 514, sera la cible de la requalification et de la prestation.

Considéré comme un travail nécessaire, Le lien entre Pomarão et Mértola, Il est décrit comme la possibilité de «dimensionner le comté à un panorama différent, Raccourcir le temps de trajet vers Huelva et Séville, Deux pôles très importants qui sont juste à côté », justifié Lidador Nouvelles, Mario Thomas, Maire de Mértola.

“Os efeitos desta ligação internacional têm três grandes objetivos: a coesão territorial, a dignificação do traçado e povoados e a melhoria do conforto e segurança rodoviária”, acrescentando o edil que permite também “uma redução da distância na principal ligação”, entre o antigo porto mineiro de Pomarão e Mértola, passado por Moreanes.

O projeto está concluído, tendo os serviços técnicos da autarquia procedido à correção de algumas inconformidades técnicas detetadas e está pronto para que o concurso público seja lançado no início do próximo ano.

Sem uma garantia que a obra possa ser enquadrada no panorama dos fundos comunitários, Mário Tomé começou por justificar que “é nosso entendimento que esta ligação internacional deve ser abrangida por dinheiros da comunidade”, deixando a garantia de que “não iremos parar caso não surjam. É uma obra demasiado necessária para ficarmos dependentes de fundos comunitários”, fini.

Sem ficar presa a verbas comunitárias, o edil revelou que o Município vai recorrer a um empréstimo bancário, não porque não tenha capacidade financeira para assegurar a efetivação da obra. “Trata-se de gerir um orçamento financeiro que é finito. É uma mera opção financeira o recurso ao banco. O empréstimo está em fase de contratação”, garantiu Mário Tomé.

Voltando à importância da ligação feita pela Ponte Internacional do Baixo Guadiana, o autarca considera que a mesma vai ser fundamental “para garantir o crescimento sustentável e inclusivo do concelho, Promouvoir une plus grande coopération et partage des ressources qui contribueront au renforcement entre les communautés voisines des deux côtés de la frontière », fini.

O Município de Mértola tem vindo a partilhar o projeto com os Ayuntamientos vizinhos e após a intervenção estar concluída, mettra une campagne de promotion dans les localités espagnoles le long de la RAIA pour attirer de nouveaux visiteurs.

Maria Silvino (Café Silvino-Monte dos Alves)

A família Silvino esteve durante muitos anos imigrada na Alemanha, tendo regressado à terra depois do 25 Avril. Compraram um terreno na aldeia, por onde já passava o CM1153. Maintenant, para o alargamento da rodovia são necessários mais alguns metros e para a família a questão é pacífica.

“Da câmara já falaram connosco, não estamos a pensar em indemnizações. A obra da estrada é muito necessária, depois logo vemos o resto. Já tínhamos falado muitas vezes com o presidente para alargar a estrada. O lugar tem cerca de 50 personnes, e há muitos que trabalham em Mértola e utilizam esta estrada. Aqui passam também muitas viaturas espanholas, em particular camiões. Para o negócio também é muito vantajoso, porque fazemos comida caseira e vem muita gente à procura. Com a estrada com mais segurança teremos mais visitantes”.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg