Dans le cadre du protocole entre la municipalité de Mértola et l'Instituto Politécnico di Milano, les étudiants du cursus international d’architecture « More Than Cities », a effectué une visite de deux jours dans la municipalité de Mértola.
O principal objetivo desta visita, foi proporcionar aos alunos uma experiência in loco das aldeias que serão o foco dos projetos académicos que serão desenvolvidos durante o curso.
groupe O, por composé 39 alunos e alunas provenientes de diversas partes do mundo, incluindo paÃses como LÃbano, L'Iran, Chine, Turquie, Equateur, Uruguay, Mexique, Argentine, Italie, Espagne, entre autres, foi acompanhado por dois respeitados professores.
O programa da visita incluiu uma palestra/aula enriquecedora, onde renomados arquitetos partilharam conhecimentos e perspetivas acerca de questões de sustentabilidade e inovação. Entre os palestrantes estavam a Arquiteta LÃvia Tirone, especialista em conceitos de sustentabilidade, Joao Soares, diretor do curso de arquitetura do Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, Filipa Frois Almeida do estúdio FHAR e Filipe Paixão do estúdio Corpo Atelier.
Após esta sessão, cada grupo de alunos/as apresentaram as primeiras propostas de trabalho para as seis aldeias selecionadas: Corte Sines, Cour Pinto, Pomarão, Mesquita, S. Miguel do Pinheiro e Namorados.
Este programa de parceria com o Instituto Politécnico di Milano está na segunda edição e encontra-se alinhado com a estratégia “Mértola, Laboratório para o Futuro”, que visa fortalecer as conexões entre Mértola e instituições académicas, centros de investigação, inovação e criatividade em todo o mundo.