Le suspect a été inculpé de tentative de meurtre. après les coups, rechargé le pistolet, mais il n'a pas tiré et a été menotté à la porte.
Le Ministère public (MP) de Moura deduziu acusação contra um homem que se barricou em casa e para evitar a entrar da GNR fez um disparo de caçadeira contra os militares, furando a porta da habitação. Será julgado por um Coletivo de Juízes por tentativa de homicídio.
Militares do Destacamento de Intervenção (DT) do Comando Territorial de Beja da GNR que davam cumprimento a mandados de busca e apreensão de armas, foram recebidos a tiro de caçadeira quando procuravam entrar numa habitação. Foram apreendidas armas de fogo, munições e armas brancas.
L'événement a eu lieu 22 Juin 2020 sur une colline, à côté de Herdade de Lupitos, Moura, quando a equipa do DT, Compostage six éléments, dava apoio a camaradas do Núcleo de Investigação Criminal de Moura para cumprimento às intimações do Ministério Público (MP) Un seul des six accusés dans les arrestations de la GNR UAF a été entendu au tribunal d'instruction criminelle.
De acordo com o despacho de acusação a que o teve acesso, Bento Ramos, de 53 ans, está acusado pelo MP de três crimes: homicídio na forma tentada, detenção de arma proibida e tráfico de armas.
Após chegarem ao monte e no ato de tentativa de abertura da porta da habitação, apesar de se terem identificado gritando “GNR”, o homem municiou uma caçadeira de canos sobrepostos com dois cartuxos de calibre 12 e fez um disparo contra os guardas. O disparo atingiu a porta a 1,60 mètres, tendo trespassado a mesma, que era feita em chapa. O MP sustenta que com o disparo o arguido teve o propósito de “atingir um militar na cabeça e provar-lhe a morte”,
A acusação revela que só 15 minutos após os militares conversarem com o suspeito e fazerem-lhe perceber que cumpriam mandados judiciais e que deveria permitir a entrada, “este abriu um postigo da porta, colocou os braços de fora, o que permitiu a colocação das algemas, que levaram à entrada na casa e à sua detenção”.
Quatro dias antes da operação da GNR o arguido deslocou-se ao estaleiro de outro indivíduo e fez-lhe a entrega de uma caçadeira, calibre .22, a título que a investigação não conseguiu apurar, tendo sido esta ação que esteve na origem da emissão dos mandados de busca e apreensão de armas.
No interior da habitação que foi alvo da ação dos militares, além da caçadeira com que fez os disparos contra os guardas, Ils ont été saisis, uma espingarda de alavanca Winchester e uma carabina carregada com duas munições, ambas de calibre 30-30, 47 cartouches de calibre 12 com diversos tipos de chumbo e mais cinco munições de outros calibres.
O arguido aguarda em liberdade, par terme des identité et de résidence (TIR), o julgamento que se realiza na segunda quinzena do próximo mês de fevereiro.
Teixeira Correia
(journaliste)