Des militaires du Poste Territorial GNR de Moura identifiés lundi dernier, neuf hommes pour le vol de plus de deux tonnes d'olives. Depuis le début de la campagne, 47 personnes pour le vol de plus de 38 tonnes d'olive.
Na sequência de uma fiscalização rodoviária os militares abordaram três veículos e apuraram que os mesmos transportavam 2.466 kilos d'olives, não tendo os suspeitos, âgés 26 et 51 ans. Para além da apreensão das três viaturas a azeitona que foi devolvida aos seus proprietários, os indivíduos foram constituídos arguidos e o processo enviado para o Tribuna Judicial de Moura.
Desde o início da Campanha da Azeitona 2022/2023, cuja apanha começou no passado dia 15 Octobre, já foram furtados 38.417 livres, en 12 furtos em diversos olivais dos concelhos de Beja e Moura, arrêté 56 personnes, incluindo sete mulheres, âgés 16 et 61 ans, apreendidas treze viaturas, entre as quais um BMW topo de gama e 7 máquinas manuais para a apanha da azeitona no solo.
O maior furto foi registado no dia 18 de novembro no concelho de Beja, quanto um número indeterminado de indivíduos em cerca de quatro horas levaram cerca 30 tonnes d'olive, tendo na fuga os suspeitos abandonando uma viatura que tinham furtado, avec 500 livres.
O “modus operandi” é sempre o mesmo, introduzem-se nas propriedades sem autorização dos legítimos proprietários e não forem as denúncias destes ou das ações de vigilância dos militares da GNR, acaba por conseguir levar por diante os seus intentos.
Le 47 detidos foram constituídos arguidos e os processos remetidos aos Tribunais Judicias de Beja e Moura, a fim dos autores dos furtos serem julgados e punidos. Com exceção dos 50 quilos das 30 toneladas do maior furto de Beja, a GNR recuperou a restante azeitona e entregou aos seus legítimos proprietários.
Teixeira Correia
(journaliste)