nouvel aéroport: La Commission technique a déjà défini les cinq critères de décision.


Des facteurs tels que la sécurité aérienne, les investissements publics et le modèle de financement seront au cœur de la décision concernant le nouvel aéroport., tel que défini par la commission technique indépendante. Le terminal civil de Beja est hors des options.

Desde a segurança aeronáutica até ao investimento público e modelo de financiamento, a Comissão Técnica Independente (CTI) que vai propor a localização do novo aeroporto de Lisboa já definiu os cinco fatores críticos para a decisão que terá de ser tomada sobre esta infraestrutura. Acessibilidade, saúde humana e conectividade e desenvolvimento económico são outros dos fatores identificados no relatório a que o ECO teve acesso.

A comissão liderada por Rosário Partidário fez o trabalho de análise, complementado por um atelier de focalização no dia 21 Juin, “que permitiu confirmar os aspetos e as prioridades principais identificadas pela CTI”. Foram incorporados novos aspetos e assim finalizado o Quadro de Avaliação Estratégica, com os critérios de avaliação e indicadores.

Os fatores identificados são “temas críticos para a decisão”, sendo que “não são temas exclusivamente ambientais ou sociais, nem pretendem descrever exaustivamente a situação existente”. Vão assim ser “usados na avaliação como fatores de sucesso, chamando a atenção para poucos, mas muito relevantes aspetos que podem determinar o sucesso da decisão ao revelarem riscos ou oportunidades dessa decisão para o ambiente e a sustentabilidade”.

É à luz dos fatores críticos que a Avaliação Ambiental Estratégica irá selecionar a melhor solução para o reforço da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, cumprindo o mandato que lhe foi atribuído pelo Governo.

As opções são: Portela + Montijo, Montijo + Portela, Alcochete champ de tir, Portela + Alcochete champ de tir, Santarém, Portela + Santarém, Pegões, Portela + Pegões e Rio Frio + Poceirão.

A grelha de análise vai ajudar a responder também às três questões estratégicas identificadas: Como aumentar a capacidade aeroporturia da Região de Lisboa, e se em modelo dual ou único? Como evoluir para um centre intercontinental? Será necessário desativar, ou non, o aeroporto Humberto Delgado?

Os cinco fatores críticos de decisão: segurança aeronáutica, acessibilidade e território, população afetada, la biodiversité, recursos naturais e riscos, conectividade e desenvolvimento económico e

investimento público e modelo de financiamento.

A comissão técnica independente tem de entregar o relatório da Avaliação Ambiental Estratégica até ao fim do ano. O ministro das Infraestruturas, John Galamba, quer tomar uma decisão final sobre o novo aeroporto no primeiro semestre de 2024.


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