AIDE AUX VICTIMES DE LA ROUTE


Assinala-se no próximo domingo, jour 17 Novembre, o “Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada”, com o objetivo de recordar todas as vítimas dos acidentes rodoviários, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) rondam os 1,2 milhões de mortes e de 50 milhões feridos, par an, à travers le monde.

Rogério COPETO

Colonel de la GNR

Master en droit et de la sécurité intérieure et de sécurité vérificateur

Portugal não é imune a esta tragédia, bem pelo contrário, onde nos últimos anos, se tem registado um aumento do número de acidentes e de mortos nas estradas, sendo necessário por isso a existência de instituições que prestam socorro às vitimas, à la première occurrence, et nous ne pouvions pas manquer cette occasion, para prestar a nossa homenagem a todos os Corpos de Bombeiros e ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que juntamente com as Forças de Segurança são os primeiros a chegar aos locais dos acidentes, souvent la vie en danger, tendo como único objetivo prestar socorro e salvar vidas, sendo o presente artigo sobre o socorro prestado às vítimas dos acidentes rodoviários.

De acordo com os estudos, à côté de 50% das mortes causadas por acidentes rodoviários ocorrem no local do acidente ou no percurso para o hospital, entre os pacientes que são levados para o hospital, 15% das mortes ocorrem nas primeiras 4 horas após o acidente e 35% ocorrem após essas 4 heures, concluindo-se que a redução do tempo entre o acidente e a chegada dos serviços médicos de emergência, de 25 à 15 procès-verbal, pode reduzir em um terço o número de mortos e que a formação sistematizada das equipas de emergência e salvamento pode reduzir entre 40% une 50% o tempo de encarceramento de uma vítima presa num veículo.

Pelo que encurtar o tempo que medeia desde o acidente até que o sinistrado receba o tratamento definitivo é determinante na redução da mortalidade e das sequelas permanentes, devendo este tempo ser inferior a uma hora, conceito da traumatologia, conhecido como “golden hour”, aumentando-se assim a qualidade do socorro às vítimas do acidente através da rapidez da assistência.

Si, um socorro rápido e eficaz às vítimas de acidentes rodoviários e a presença de socorristas formandos e com as competências adequadas, é crucial para salvar vidas, porque o atendimento imediato pode prevenir o agravamento das consequências do acidente, permitindo a realização dos procedimentos iniciais, como o controlo de hemorragias e a estabilização de fraturas, que evitam complicações graves antes da chegada ao hospital, contribuindo um socorro rápido, para reduzir o sofrimento e a ansiedade das vítimas, melhorando também a eficácia de tratamentos posteriores.

en outre, a prontidão dos socorristas ajuda a prevenir riscos adicionais, pois acidentes em vias mais movimentadas podem levar a novos acidentes, expondo vítimas e os utentes da via ao perigo, sendo o apoio emocional e psicológico oferecido pelos profissionais de socorro igualmente relevante, pois contribui para que a vítima sinta segurança e confiança no atendimento.

O apoio emocional e psicológico é outra componente vital no atendimento às vítimas de acidentes rodoviários, pois ajuda a atenuar as profundas sequelas que estes eventos podem deixar tanto a nível físico quanto psicológico, tendo em conta que os acidentes rodoviários são eventos traumáticos e muitas vezes violentos, que podem gerar um impacto emocional severo e duradouro nas vítimas, afetando sua capacidade de recuperação e reintegração na vida quotidiana, cujas sequelas que uma vítima de acidente rodoviário pode enfrentar, vão para além das sequelas físicas.

Para além das sequelas físicas, as vitimas dos acidentes rodoviários, podem também apresentar sequelas psicológicas e emocionais, onde se inclui o transtorno de stress pós-traumático (TEPT), causado pela experiência traumática do acidente, levando a pesadelos e ansiedade intensa, à depressão, desencadeando perda de capacidade funcional, mudanças de estilo de vida e sentimento de inutilidade, à ansiedade e fobias, nomeadamente o medo de conduzir ou até mesmo de sair de casa, limitando a autonomia e socialização do paciente, à insónia e distúrbios do sono, causados pelo trauma e pelo stress psicológico, afetando a saúde e a recuperação e ainda o sentimento de culpa ou vergonha, especialmente em acidentes que envolvem outras pessoas ou onde a vítima acredita ser a responsável.

Não menos importante estão as sequelas sociais e financeiras, nomeadamente pela perda de emprego ou a redução de capacidade laboral, podendo resultar em dificuldades económicas e impactar no bem-estar psicológico, levando ao isolamento social causado por limitações físicas ou pela ansiedade, dificultando o convívio familiar e social, com alterações na dinâmica familiar, já que a vítima pode precisar de cuidados, afetando também a saúde mental de familiares e cuidadores.

Por isso para além da prestação imediato do socorro às vítimas de acidentes rodoviários, o apoio emocional e psicológico é fundamental para ajudar as vítimas a processar o trauma e a lidar com as mudanças físicas e emocionais que se seguem ao acidente.

Si, para que as equipas de socorro prestem um atendimento eficiente e salvem vidas em acidentes rodoviários, é essencial que disponham de meios e recursos suficientes e adequados, onde se incluem em primeiro lugar veículos de emergência e transporte, nomeadamente ambulâncias de Suporte Básico e Avançado, equipadas com equipamentos médicos e de suporte à vida, como os desfibriladores automáticos externos (DEA), kits de oxigenação e ventiladores, equipamentos de monitorização cardíaca, imobilizadores cervicais e kits de trauma, etc.

Também importante é a existência de veículos de resgate especializados, como viaturas de desencarceramento e de intervenção rápida para alcançar vítimas em locais de difícil acesso, e helicópteros de emergência, para transporte rápido de vítimas em casos graves ou em áreas de difícil acesso terrestre, equipadas com ferramentas de resgate e desencarceramento.

Não menos importante estão os equipamentos de iluminação e sinalização, necessários não só para iluminação do local do acidente, em caso de visibilidade reduzida, nomeadamente em acidentes noturnos ou em condições climáticas adversas, bem como para sinalizar os socorristas, devendo ser usados cones de sinalização, fitas e sinalizadores de emergência, para controlar o tráfego e proteger a cena do acidente, garantindo a segurança das vítimas e da equipa de socorro e para alertar os condutores próximos e evitar novos acidentes.

Todos estes recursos permitem que as equipas de socorro atuem de forma rápida, segura e eficaz, aumentando as chances de sobrevivência das vítimas e reduzindo o risco de complicações, porque um socorro bem estruturado e apoiado com equipamentos adequados não só garante a estabilização e transporte adequado das vítimas, como também protege os próprios socorristas, contribuindo para uma resposta de emergência mais completa e eficiente.

en conclusion, o socorro imediato e adequado às vítimas de acidentes rodoviários é essencial para salvar vidas, minimizar sequelas e garantir que os primeiros cuidados tenham o máximo impacto positivo, cuja importância deste serviço destaca a necessidade de uma infraestrutura de emergência bem equipada e de um sistema eficiente de resposta rápida, tendo como resultado a redução do número de vítimas em consequência da sinistralidade rodoviária.

note: O texto constitui a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição da instituição onde presta serviço


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