Odemira: L'incendiaire du Fluvial Club entame son procès.


Un citoyen allemand commence aujourd'hui à être jugé à Beja pour incendie au siège et aux navires du Clube Fluvial Odemirense. Les dégâts l'emportent sur 90 mille euros. Sur l'individu accroché un mandat d'arrêt européen.

Le Ministère public (MP) de Odemira acusou um cidadão alemão, que se encontrava escondido em Portugal, da autoria material dos crimes de furto qualificado e de incêndio. Em causa está o fogo posto na sede do Clube Fluvial Odemirense (CFO), na aube 9 Octobre 2021, que o arguido provocou para encobrir o furto que tinha praticado no interior da mesma, provocando estragos superiores a 90 mille euros.

Markolf Ipfelkofer, de 35 ans, sobre quem pende um mandado de detenção europeu emitido pela autoridades alemã, também pelos crimes de furto, entre os quais uma carrinha Volkswagen, com que se fazia transportar em Portugal, introduziu-se na sede do Fluvial com o objetivo de furtar os bens existentes no seu interior.

Dentro do edifício, o individuo subiu ao 1º piso e furtou dois livros de cheques do CFO, 350 euros en espèces, uma mala de alumínio com fotografias e outra documentação e diversas medalhas do clube do clube. No rés-do-chão, e com o objetivo de encobrir qualquer pista que levassem à sua identificação, regou um barco e canoas com acendalha de gel, que transporta consigo num frasco, e deitou-lhe fogo.

O que Markolf não contava é que após o deflagrar das chamas, populares que se dirigiram ao local, aperceberam-se de movimentações suspeitas de uma viatura de matrícula estrangeira que fotografaram e que viria a ser decisiva para a detenção do suspeito, no próprio dia dos crimes.

Sabendo que o individuo se tinha deslocado para a vila algarvia de Aljezur, inspetores da Polícia Judiciária (PJ) du Département d'enquête criminelle de Portimão, localizaram e detiveram o indivíduo na localidade de Vila do Bispo, também no Algarve.

No interior da carrinha foram encontrados os bens furtados na sede do Fluvial e muitos dos bens que depois se soube terem sido furtados na Alemanha e as roupas que usou na noite do incêndio e com as quais foi visto a passear num bar junto ao rio Mira, horas antes dos crimes.

Da atividade criminal de Markolf Ipfelkofer, segundo o despacho de acusação do MP de Odemira a que o Lidador Notícias (LN) Nous avions accès, os danos causados pelo arguido ascendem a 90.478,25 euros, où 20.455 euros são de material náutico e 70.023,56 euros referentes à reconstrução completa do edifício que ardeu na totalidade.

No dia do crime, ao JN, Ilidio Soares, presidente do Clube Fluvial Odemirense, fondé en 1984, e que tem no seus quadros perto de meia centena de atletas, soutenu que "les dégâts seront autour de la 100 mille euros. Dans un court laps de temps, nous avons perdu 30 années de dur labeur », fini.

O julgamento realiza-se no decurso da próxima semana no Tribunal de Beja, estando o indivíduo em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional desta cidade.

Mandado de Detenção Europeu

Em Sttutgart, Markolf furtou uma carrinha Volkswagen, tipo “Pão de Forma”, pertença da “Universiat Hohenheim Fuhrpark”, assim como outros artigos que lhe foram apreendidos, tendo sido emitido o referido Mandado de Detenção.

Como já correm processos judiciais em curso em diferentes regiões da Alemanha onde os furtos ocorreram, não Markolf ser julgado por eles em Portugal, pelo que se for condenado pelos crimes que cometeu em Odemira, depois de cumprir a pena será extraditado para o seu país onde será julgado.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg