Odemira entame un nouveau cycle de budgétisation participative (À 2024), qui vise à accroître la participation, engager et légitimer les citoyens pour créer des réponses spécifiques aux besoins et aux défis auxquels ils sont confrontés dans leurs communautés en présentant et en votant sur les propositions d'investissement et de projets, à mettre en œuvre par la municipalité, pas valor de mondial 300 mille euros.
O MunicÃpio compromete-se a integrar as propostas vencedoras no OP no ano económico seguinte e a sua execução num perÃodo de 30 mois. Tendo em vista a coesão territorial, o MunicÃpio de Odemira garante a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1500 personnes, entre as propostas mais votadas da lista de ordenação final. Le montant maximum de chaque proposition est 75 mille euros.
A fase de apresentação de propostas decorre até ao dia 31 Mai, page par page en ligne www.op.cm-odemira.pt et en personne, durante os Encontros de Participação nas Freguesias, nos quais se irá proceder à discussão e eventual alteração à s propostas apresentadas ou ainda admissão de novas propostas. Comme l'édition précédente, a votação irá decorrer durante o mês de setembro. les propositions, de natureza material ou imaterial, não podem exceder o montante máximo por proposta e têm de estar enquadradas nas áreas de competência do MunicÃpio.
A participação e mobilização dos cidadãos é um dos pilares do Programa de Governação do MunicÃpio de Odemira para 2021/2025, promovida com base numa participação informada através do Ecossistema Participativo. Dans ce contexte,, o Orçamento Participativo a par do Fórum do Território estimula uma cultura de participação onde todos têm a possibilidade de estar envolvidos num processo de diálogo, reflexão e definição de projetos e polÃticas locais para o desenvolvimento do território e para a concretização dos cinco pilares: Personnes, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável.
Implementado em 2011, o OP de Odemira é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do paÃs, iniciando agora a sua 14ª edição consecutiva, assente em fatores positivos e construtivos, fondée sur des principes de proximité, la transparence et la possibilité.