Odemira entame un nouveau cycle de budgétisation participative (À 2025), reforçando o compromisso com a participação, o envolvimento da comunidade e a criação de respostas concretas para as necessidades locais.
Através da apresentação e votação de propostas, os municÃpios têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do concelho, avec une valeur totale des investissements 300 mille euros.
O MunicÃpio compromete-se a integrar as propostas vencedoras no Orçamento Municipal do ano seguinte e a garantir a sua execução. Para promover a coesão territorial, será assegurada a concretização de pelo menos um projeto numa freguesia com menos de 1500 personnes, entre as propostas mais votadas. O montante máximo da proposta é de 75 mille euros.
La phase de soumission des propositions se déroule jusqu'au 31 Mai, podendo ser efetuada online, À travers la page www.op.cm-odemira.pt , ou presencialmente durante os Encontros de Participação nas Freguesias. Nestes encontros, as propostas poderão ser discutidas, ajustadas ou admitidas novas sugestões. les propositions, de natureza material ou imaterial, devem enquadrar-se nas áreas de competência do MunicÃpio e nos limites orçamentais definidos. Comme les éditions précédentes, a votação decorrerá no mês de setembro.
A participação é um dos pilares fundamentais do Programa de Governação do MunicÃpio de Odemira para 2021-2025, sustentado pelo Ecossistema Participativo, que promove uma cidadania ativa e informada. O Orçamento Participativo fomenta uma cultura de envolvimento da comunidade na definição de projetos e polÃticas locais, contribuindo para os cinco pilares da Agenda 2030: Personnes, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Desde a sua implementação em 2011, o OP de Odemira tem sido um exemplo de participação em Portugal, sendo o processo participativo mais antigo e ininterrupto do paÃs. Maintenant, na sua 15ª edição consecutiva, continua a ser uma referência de proximidade, transparência e oportunidade para a construção de um território mais participativo e sonoro.