Il commence aujourd'hui à la noble salle de la construction de l'ancien gouvernement civil de Beja, La première session de l'instruction de processus «Operation Mirror», dont l'accusation était la responsabilité du service public du ministère de l'enquête et de l'action pénale (DPAI) Évora.
Visando não serem pronunciados para julgamento, na sequência da intervenção operacional levada a cabo pela PolÃcia Judiciária, en 21 Novembre 2023, nove dos catorze arguidos, seis dos quais em prisão preventiva, pediram abertura de instrução do processo.
Comme Lidador NotÃcias l'a révélé le dernier jour 10 Mars, vinte e um arguidos, catorze pessoas e sete sociedades comerciais, foram acusados pelo MP do DIAP de Évora, la pratique de 35 crimes, sendo trinta de tráfico de pessoas, um de auxÃlio à imigração ilegal, une association d'aide à l'immigration clandestine, um de branqueamento de capitais, um de falsificação ou contrafação de documento e um de detenção de arma proibida.
De acordo com o despacho da JuÃza Adriana Martins, da JuÃzo de Competência Genérica de Ferreira do Alentejo, tendo em conta a excecional complexidade dos autos, o facto dos arguidos estarem presos há 16 meses e a acusação ter sido deduzida à quatro meses, foram designados os próximos dias 20 et 21 Mars, para a realização dos atos instrutórios.
A abertura de instrução foi pedida pelos seis arguidos, cinq hommes et une femme, qui sont en garde à vue, tous de nationalité roumaine, dois espanhóis e uma portuguesa, uma técnica e gerente de uma empresa de contabilidade, qui, selon l'acte d'accusation, auxiliava e facilitava a entrada ilegal de vÃtimas imigrantes angariados.
O modus operandi do grupo liderado por Florentin Stinga, foi o mesmo de outras situações idênticas, que passou pelo aliciamento e exploração de trabalhadores na Moldávia, Roumanie, Colombie, Pérou, Venezuela, Espanha e Marrocos, que dependendo das culturas sazonais, eram colocadas a trabalhar, em várias zonas do Alentejo, Lisboa e Espanha. Viviam em condições desumanas e degradantes e recebiam entre 50 euros por semana por casal ou 50 euros quinzenalmente por pessoa, quando por uma jornada diária de dez horas de trabalho lhes eram prometidos 1.200 Euro par mois.
A atividade dos arguidos desenvolveu-se entre 2019 et 2023, que lhes gerou milhares de euros de lucro, que o MP quer reverter para o Estado, e que se traduzem na perda de vantagem de 9.143.089,03 euros, de dez viaturas e quatro motas 4×4 apreendidas. Na operação levada a cabo pela PJ, nas residências dos arguidos foram ainda apreendidos 4.060 l'euro en espèces.
Teixeira Correia
(journaliste)