Opinion (Rogério COPETO / GNR officiel): INTERNET ET CARNAVAL BOMBINHAS.
A sensibilização sobre segurança na internet e a fiscalização do uso de bombinhas de carnaval são motivo para a realização de duas operações da responsabilidade da GNR, que decorrem nesta e na próxima semana.
Le lieutenant-colonel de la GNR, Master en droit et de la sécurité intérieure et de sécurité vérificateur
Chef de la Division de l'éducation et de la formation Doctrine / Command
Le premier Opération começa hoje e terminará na próxima sexta-feira, tendo como objectivo a realização de ações de sensibilização, avec la communauté scolaire, sur la nécessité de prévenir les comportements à risque inhérents à l'utilisation d'Internet, por motivo da comemoração do “Dia da Internet Mais Segura", que se assinala no próximo dia 9 Février.
Esta operação conta com a parceria da microsoft Portugal, que juntamente com a GNR promovem no primeiro dia da operação uma sessão inaugural na Escola da Guarda, pelas 10H00 horas, onde se esperam cerca de 360 les enfants et 120 les personnes âgées, dos concelhos de Lisboa e Sintra, sendo ainda realizadas durante toda a operação centenas de outras acções de sensibilização, onde serão abordados os temas do Harcèlement sur internet, do furto de identidade, intimité, da incorreção das fontes de informação, dos vírus informáticos e da dependência da internet.
L'importance de ce type d'action augmente, en gardant à l'esprit que nos enfants, début commencer à surfer sur Internet et de s'exposer aux dangers de l'internet aussi, aucune idée des conséquences possibles de l'utilisation abusive et les adultes ne dispose pas encore de l'expertise, pour une supervision adéquate des enfants et des adolescents.
Pour cette raison,, este assunto já aqui foi abordado anteriormente, nomeadamente nos artigos denominados “Les prédateurs en ligne"E"réseaux cyberintimidation et sociaux", tendo como principal preocupação alertar os adultos para a necessidade de promoverem uma correta educação para a segurança na internet, établit des règles, accompagner les enfants et les jeunes, être au courant des signes et dire aux autorités où les faits peuvent caractériser un type de crime, como os atrás referidos, que têm como consequências os traumas físicos e psíquicos, que plus tard ou jamais être dépassée et que seule la prévention peut éviter.
A segunda Operação decorrerá entre os dias 8 et 10 de fevereiro durante as férias escolares do Carnaval, tendo a GNR agendado para essa altura a realização de ações de sensibilização direccionadas para os alunos, les parents et les enseignants, sur les dangers de l'utilisation de pétards de carnaval soi-disant, realizando ainda em simultâneo acções de fiscalização direccionadas aos comércios que efetuam a venda deste tipo de artigos, cuja venda é proibida a menores de 18 ans, sendo o seu uso ou venda indevida, sancionado com uma coima, peut dans les situations les plus graves sont caractérisées comme un crime.
Todos estes artigos denominados como “bombinhas de carnaval”, « bombes » Throwing, « Pétards », “estalinhos” ou “bichas-de-rabear”, são artigos pirotécnicos e por isso não são brinquedos, mais explosifs réels qui peuvent provoquer des accidents graves, en particulier chez les enfants et les jeunes.
Por esse motivo a GNR irá no âmbito das acções de sensibilização repetir mais uma vez os importantes conseils, através dos militares afetos aos Núcleos Escola Segura, cujas iniciativas não raras vezes são acompanhadas pelos Órgãos de Comunicação Social, sendo exemplo disso as reportagens, cujos links aqui incluímos, sendo a segunda reportagem bastante elucidativa das consequências do uso deste tipo de artigos pirotécnicos: 1ªreportagem; 2ªreportagem.
Acreditamos que como resultado destas operações as nossas crianças e jovens ficarão com certeza como melhores conhecimentos sobre os perigos da internet e das bombinhas de carnaval, não sendo os primeiros menos graves que os segundos e merecendo todos eles especial atenção da GNR, que mais uma vez, este ano repete os conselhos, Ils ne sont jamais trop à retenir.