Cent quarante pompiers se font vacciner entre aujourd'hui et demain. Au total, 290 agents vaccinés. Les vaccinations seront données par les services de santé de l'hôpital de Beja.
Os bombeiros das 13 corporações da área de influência da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA)/ Communauté Intercommunale du Bas Alentejo (Cimbal) começam a ser vacinados contra a covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os operacionais das 13 sociétés, exceção às duas do concelho de Odemira, que pertencem a outra ULS e outra CIM recebem as vacinas no Hospital José Joaquim Fernandes, à Beja.
A appris l'Lidador Nouvelles (LN), na próxima semana serão vacinados mais 150 operacionais das mesmas treze corporações do distrito.
Metade do efetivo
Em resposta ao Jornal de NotÃcias (JN) o Ministério da Saúde revelou que, cada corporação só vai vacinar metade do seu efetivo, prosseguiu o responsável, e a prioridade será dada aos “operacionais da saúde”. Après, será a vez de vacinar pela idade, começando com os bombeiros mais velhos, “para que se resguarde o mais possÃvel [os elementos] de cada corporação”, dit. As vacinas serão administradas pelos agrupamentos de centros de saúde.
Bombeiros de Moura vacinados com as “les restes”
Tal como o LN noticiou no passado dia 2, vinte e oito operacionais dos Bombeiros Voluntários da corporação de Moura, à Beja, foram vacinados no passado dia 23 de janeiro contra a covid-19, avec “les restes” das doses destinadas aos doentes de risco, que não compareceram no Centro de Saúde para as receber.
De forma a evitar que as vacinas fossem administradas a pessoas que não estivessem na linha da frente no combate à doença, a Direção do Centro de Saúde local contactou o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM) sobre a possibilidade de serem vacinados os membros do Corpo Ativo dos voluntários mourenses.
A situação mereceu a concordância do SMPCM. Depois de contactado, o comandante da corporação fez o encaminhamento dos operacionais para o Centro de Saúde.
Teixeira Correia
(journaliste)