Telechronics: intelligence artificielle et cybercriminalité à l’ordre du jour.


Na União Europeia, a quota de empresas com 10 ou mais trabalhadores que usam tecnologias de inteligência artificial (IA) nas suas atividades subiu ligeiramente, de 7,6% en 2021, pour 8% en 2023, divulgou o Eurostat.

Ademar Jours

Journaliste

Radio Horizonte Algarve / Tavira

E em Portugal, en 2023, 7,9% das empresas com pelo menos 10 trabalhadores usaram tecnologias de IA, un visage 7,2% en 2021, estando em 13.º lugar da tabela.

De acordo com o serviço estatístico da União, no que respeita ao tipo de tecnologia de IA utilizada, en 2023, a automatização de diferentes fluxos de trabalho ou a assistência na tomada de decisões (automatização de processos robóticos de software com base em IA) foi a mais usada. Seguiram-se a análise da linguagem escrita (extração de texto) e a aprendizagem automática (por exemplo a aprendizagem profunda).

Agora nota para uma notícias que dá conta que 16 empresas assumiram compromissos voluntários para garantir um desenvolvimento seguro dos modelos avançados de Inteligência Artificial.

Microsoft, Anthropic, Google, Amazone, Samsung, Meta, IBM e OpenAI estão na lista.

Entre as medidas, as fabricantes de modelos de IA concordaram em publicar os frameworks de segurança e a forma como medem os desafios ligados aos modelos, tais como a prevenção que estes sejam utilizados com más intenções. Foram estabelecidas “linhas vermelhas” e, para responder a circunstâncias extremas, as empresas vão implementar aquilo que é conhecido como “Kill Switch”, medidas que terminam o desenvolvimento dos modelos de IA que não consigam dar a garantia de mitigação de riscos.

Um estudo da Fortinet (líder mundial de cibersegurança que fomenta a convergência entre segurança e redes) revela que os cibercriminosos estão a explorar novas vulnerabilidades 43% mais rápido do que no 1º semestre de 2023.

O relatório faz uma radiografia ao cenário de ameaças e destaca que os ataques começaram em média 4,76 dias após a divulgação pública de novas explorações.

Os dados mostram ainda que menos de 9% de todas as vulnerabilidades de endpoint conhecidas foram alvo de ataques e que 44% de todas as amostras de ransomware e wipers visavam setores industriais.

Os Botnets mostraram uma impressionante resiliência, en prenant une moyenne 85 dias para que as comunicações de comando e controlo (C2) cessassem após a primeira deteção.

O site PCMag decidiu fazer uma lista dos hábitos que podem estar a afetar negativamente o seu computador.

Diretos ao assunto, Voici la liste: ignorar sobreaquecimento do computador, estar sempre a carregar a bateria ou deixá-la ficar sem energia, deixar pó e líquidos acumularem-se no teclado, ligar o computador a extensões com pouca proteção, não ter antivírus instalado e não fazer ‘limpezas’ frequentes, não ter cuidado no transporte de portáteis e desligar dispositivos puxando pelo cabo.

Pas de cinéma, parmi les premières de la semaine, destaque para o filme de ação, que junta thriller e alguma comédia: “Assassino Profissional” (“Hit Man” no títutlo original).

Inspirado numa história verídica, “Assassino Profissionalacompanha a vida de um professor de filosofia que é também um misterioso assassino a soldo a trabalhar como infiltrado para a polícia. Quando decide quebrar o protocolo para proteger uma mulher que tenta fugir de um relacionamento abusivo, as barreiras que o distinguem da sua falsa persona esbatem-se à medida que começa a contemplar a ideia de se tornar um verdadeiro criminoso.

Realizada por Richard Linklater, esta película tem como destaques do elenco Glen Powell, Adria Arjona e Retta.

Bande Annonce https://www.youtube.com/watch?v=ARakFo3Qv44


Partagez ce message sur
468x60.jpg