Qual a linguagem mais usada pelos programadores?
Journaliste
Radio Horizonte Algarve/Tavira
En 2023 continua a sequência do JavaScript naquele que é já o 11º ano consecutivo como a linguagem de programação mais usada. O Python ultrapassou o SQL como a terceira mais usada, mas ficando em primeiro lugar para aqueles que não são desenvolvedores profissionais ou estão aprendendo a codificar.
Algumas tecnologias subiram uma posição este ano (Bash/Shell, C, Ruby, Perl e Erlang), com duas a subir duas posições (Elixir e Lisp). O grande impulsionador, ganhando sete posições desde 2022, foi Lua, uma linguagem de script incorporável.
Mas as três principais tecnologias dos programadores profissionais são as mesmas do ano passado: JavaScript, HTML/CSS e SQL. Toutefois, HTML/CSS e JavaScript estão quase empatados como as linguagens mais populares para pessoas que estão a aprender a programar.
Vous pouvez voir l'étude https://survey.stackoverflow.co/2023/
A empresa responsável pelo Facebook e Instagram, et méta, anunciou que criou um modelo de Inteligência Artificial (IA) capaz de replicar vozes, incluindo as de pessoas à sua volta.
A gigante tecnológica anunciou a novidade numa publicação de blogue mas, avec surprise, não parece ter decidido ainda se disponibilizará publicamente esta ferramenta de IA.
Apesar de reconhecer “várias utilizações entusiasmantes” para este tipo de IA, a Meta nota que existem “potenciais usos de má utilização”.
É tempo de falar de pirataria. O Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) revelou recentemente alguns dados no estudo “Cidadãos Europeus e Propriedade Intelectual: Perceção, Tomada de Consciência e Comportamento”.
14% dos portugueses admitiu ter utilizado intencionalmente fontes ilegais para aceder a conteúdos protegidos, prise 87% dos inquiridos dito que prefere optar por fontes legais quando disponíveis a preços acessíveis.
Preços acessíveis e a disponibilidade em vias legais foram responsáveis por, respectivement 21% et 16% dos portugueses e 27% et 44% dos europeus deixarem de realizar downloads ilegais.
Refere o estudo que os portugueses têm vindo a abandonar a pirataria, também devido às consequências para “musiciens, écrivains, artistas e criadores”.
O Dia Mundial do Wi-fi comemorou-se a 20 de junho e este ano a Wireless Broadband Alliance divulgou alguns números sobre o impacto da tecnologia a nível económico, social e do ambiente em termos globais.
Sobre a população online e utilização de equipamentos, les données montrent que 5,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo estão conectados e existem 19,6 mil milhões de equipamentos atualmente em utilização. Anualmente são distribuídos 3,8 mil milhões de equipamentos com Wi-fi, dont 2,5 mil milhões são da geração Wi-fi 6/6E.
Considerando que dos cerca de 8,2 mil milhões de habitantes do planeta, 5,3 mil milhões estão conectados online, em contraste, 2,9 mil milhões de pessoas continuam offline. Et 96% dessas pessoas residem em países em desenvolvimento.
Os dados visam ainda a disparidade do género, où 62% de homens e 57% de mulheres utilizam internet.
No cinema abrimos espaço a uma comédia.
“Tudo na Boa!" (“No Hard Feelings” é o título do filme que tem como protagonista Jennifer Lawrence. Ebon Moss-Bachrach e Matthew Broderick são outros destaques do elenco desta película realizada por Gene Stupnitsky.
Prestes a perder a casa onde cresceu, Maddie descobre um curioso pedido de emprego: pais “galinha” procuram alguém para “andar” com o seu introvertido filho de 19 ans, Percy, antes deste ir para a universidade. Para sua surpresa, Maddie descobre que o peculiar Percy tem muito que se lhe diga.
Bande Annonce https://www.youtube.com/watch?v=vgHy0LiKrKs