Transport: Le gouvernement approuve et autorise la liaison ferroviaire entre Évora Norte et Elvas / Caia,


O Governo autorizou o investimento de 17 milhões de euros na nova ligação ferroviária entre Évora Norte e a fronteira com Espanha, em Elvas/Caia, a concluir até 2020, de acordo com uma portaria publicada na segunda-feira em Diário da República.

BEJA- Estação comboios_800x800Segundo a portaria das secretarias de Estado do Orçamento e das Infraestruturas, Transports et des Communications, em causa estão cinco contratos de prestação de serviços, que incluem a coordenação técnica do projecto (3,6 million), obras de arte e estruturas especiais (7,3 million) e ligação à Linha do Leste (1,2 million), entre autres.

O investimento global de 17 million, a que acresce IVA, a realizar pela Rede Ferroviária Nacional (Refer), será repartido pelos seis anos de duração do projeto de execução da ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, alors que pour 2015, está previsto um pagamento de cerca de 750 mil euros relativo aos cinco contratos.

O maior investimento financeiro deverá ser realizado em 2016 et 2017, com o pagamento de 13,7 milhões de euros nestes dois anos.

O montante fixado para cada ano económico pode ser acrescido do saldo que se apurar na execução orçamental do ano anterior”, refere a portaria publicada e que começou a produzir efeitos ontem.

D'après le même document,, “os encargos financeiros resultantesda execução do projetosão satisfeitos por conta das verbas inscritas ou a inscrever no orçamento da Refer”, quoi, du lundi, integra a Infraestruturas de Portugal, por fusão com a Estradas de Portugal.

Ler aqui a fusão: https://lidadornoticias.pt/transportes-concretizada-fusao-refer-estradas-de-portugal-infraestruturas-de-portugal-ip-nasce-hoje-em-vigor/

A nova linha ferroviária entre Évora e Elvas/Caia está prevista no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas 3+, que contempla a ligação entre Sines, sur la côte de l'Alentejo, e a fronteira com Espanha por ferrovia de mercadorias.

Porto de Sines e Aeroporto de Beja e a Ligação Évora/ Caia

O dono da Avianca, candidato à compra da TAP, no seu projeto pretende ainda ajudar a desenvolver o aeroporto de Beja, para o tornar num centro logístico de carga para a Europa, em articulação com o Porto de Sines.

O plano de Germán Efromovich para a TAP, além de dinheiro fresco e novos aviões para a companhia aérea portuguesa, passa também pelo aeroporto de Beja.

Lisboa não seria o único ponto geográfico que o empresário quer utilizar em Portugal. Efromovich, que com a Avianca já conta com 5 hubs internacionais, São Paulo, Brasília, Lima, Bogotá e El Salvador, pretende ainda ajudar a desenvolver o aeroporto de Beja, para o tornar num centro logístico de carga para a Europa, em articulação com o Porto de Sines.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg