Ajustement effectué à l'infirmerie et à l'USI Covid, le changement permet de libérer la zone de chirurgie ambulatoire et de planifier la reprise de cette activité à l'hôpital de Beja.
Considerando a evolução epidemiológica da pandemia, onde se verifica um decréscimo de pressão sobre a estrutura hospitalar, a ULSBA coloca agora o foco na recuperação da sua atividade assistencial, nomeadamente no Hospital José Joaquim Fernandes, à Beja.
Com uma taxa de ocupação de Enfermaria Covid de 70% e a necessidade de tratar doentes não Covid-19, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo procedeu de novo ao ajustamento da sua oferta de internamento, va 42 camas de Enfermaria Covid, ficando com uma taxa de ocupação de 80% e mantendo as 12 camas de UCI Covid, onde se verifica uma taxa de ocupação de 75%.
Esta alteração permite libertar a área de cirurgia de ambulatório e planear o reinÃcio desta atividade, para a próxima semana, começando assim a dar resposta à lista de espera cirúrgica de ambulatório.
Está a ser programada a reabertura de camas para internamento de doentes cirúrgicos, de modo a possibilitar a retoma da atividade cirúrgica programada, a qual está dependente da manutenção favorável da situação epidemiológica e será equacionada o mais rapidamente possÃvel.
Simultanément, com o reajuste das estruturas à sua normalidade, de forma progressiva dar-se-á inicio à retoma das restantes atividades – consultas, MCDT, Hospital de Dia – que, apesar de não terem ficado suspensas na sua totalidade, foram reduzidas, no momento de pico da pandemia, às situações consideradas muito prioritárias ou prioritárias.