No sentido de cumprir o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, e dado o previsível aumento de afluência de utentes com queixas do foro respiratório, le conseil d'administration de l'unité locale de la Basse Alentejo Santé, EPE cria Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e Covid-19 (ADR).
As referidas ADR vão funcionar nos Centros de Saúde de Beja, Castro Verde e Cuba, que entraram em funcionamento ontem, jour 16 Novembre.
Trata-se de uma estrutura de atendimento organizada que pretende dar resposta a toda a área de influência da ULSBA e à população que necessite de cuidados, nomeadamente nos concelhos de Beja e Serpa (ADR-Beja); nos concelhos de Aljustrel, Almodovar, Castro Verde, Mértola e Ourique (ADR-C Castro Verde); e nos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo et Vidigueira (ADR-C Cuba).
Ainda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência são criadas as ADR-SU Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja, ADR-SU Castro Verde (Aljustrel, Almodovar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e ADR-SU Moura (Barrancos e Moura).
As ADR destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infeção pelo novo coronavírus. O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24 ou pelo Médico de Família do Centro de Saúde. Para além da avaliação médica, nestas áreas, serão realizados testes à Covid-19, si nécessaire, e os pedidos pela Linha SNS24.
O utente também poderá dirigir-se a estas Áreas de Atendimento Dedicado a Doenças Respiratórias e COVID-19 se apresentar os seguintes sintomas: tosse ou alteração da sua tosse habitual; tosse e dores de cabeça; tosse e dores musculares; febre (38ºC); dificuldade respiratória e diminuição súbita do olfato (cheiro) e/ou do paladar (le gout).
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
ADR Comunidade – Beja: A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, créé au Beja Health Center (avec la sécurité sociale), vai funcionar todos os dias, la 10:00à h 18:00h, com pausa de 30 minutos para almoço.
ADR Comunidade – Castro Verde: A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, criada no Centro de Saúde Castro Verde vai funcionar todos os dias, la 10:00à h 18:00h, com pausa de 30 minutos para almoço.
ADR- Communauté – Cuba: A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, criada no Centro de Saúde Cuba vai funcionar de 2.ª feira a sábado, la 10:00à h 18:00h (com pausa de 30 minutos para almoço) e aos domingos das 8:00à h 13:00h.