Spectacle aérien de Béja: Le GIAAF confirme que le pilote décédé a sauté de l'avion et n'a pas ouvert son parachute.


Manuel Rey Cordeiro, o piloto de 62 anos que morreu, Non Sunday, na queda do Warbird Yak52s durante o festival aéreo Beja Air Show, “saltou do aparelho após a colisão e tentou abrir o paraquedas, mas dada a baixa altitude o equipamento não abriu”, revelou hoje em Nota Informativa (NI) o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Comme le Lidador Nouvelles (LN) revelou ontem, “Coco” como era conhecido o piloto galego, embateu com a cauda na hélice de outro avião da mesma patrulha, tendo na fase descendente da queda da aeronave, saltado do aparelho, que não tem injeção automática das cadeiras de voo, tendo o corpo do malogrado piloto caído em cima da vedação de arame farpado da unidade militar, ficando completamente desmembrado. O paraquedas abriu só após o violento embate da rede.

Segundo o GPIAAF “o piloto iniciou a sequência final sem manter a separação do grupo, tendo colidido com uma outra aeronave, que provocou danos que levaram à inevitável perda de controlo da aeronave e a posição invertida da queda provocou uma violenta colisão no solo com subsequente explosão”.

A NI acrescenta que “o piloto saiu da aeronave em voo, dada a baixa altura o equipamento não abriu, não teve qualquer desaceleração, tendo como consequência a morte imediata”, justificam os inspetores do GPIAAF.

Quanto à aeronave pilotada pelo português Tiago Correia, de 37 ans, que escapou ileso do acidente o GPIAAF justifica no documento que “perdeu a hélice, o trem de aterragem esquerdo e uma secção do bordo de ataque da semiasa direita” após o embate “o piloto iniciou um voo picado e acabou por realizar a aterragem e apesar da posição invertida da aeronave, saiu da mesma pelos próprios meios e sem ferimentos, sendo conduzido ao hospital por precaução”, situação que o LN revelou logo no domingo.

O GPIAAF refere que a investigação ira detalhar três pontos: “os fatores organizacionais e procedimentos de treino e procedimentos da equipa de exibição, a operacionalidade e funcionamento das aeronaves no pré-evento e os fatores humanos referentes à tripulação restante equipa de exibição”.

A terminar a NI do GPIAAF clarifica que “a investigação é independente e distinta de quaisquer processos judiciais ou administrativos que visem apurar culpas ou imputar responsabilidades”, concluí.

Funeral amanhã em Oroso (Galice)

Manuel Rey Cordeiro, foi ontem autopsiado no Gabinete Médico-Legal de Beja (GMLB) tendo o féretro saído hoje do GMLB cerca das 10h00, tendo como destino a cidade de Oroso, na província espanhola da Galiza, onde amanhã se realiza o funeral para o cemitério local.

Teixeira Correia

(journaliste)


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