Através dos Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil (CSEPC), os Corpos de Bombeiros que receberam as oitenta e uma viaturas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRP), foram esta terça-feira informados, que por ordem de Margarida Blasco, devem parar de imediato as mesmas.
A appris l'Lidador Nouvelles (LN), a comunicação refere que “por determinação da Ministra da Administração Interna todas as viaturas afetas ao PRR, devem recolher aos parques das entidades (Corpos de Bombeiros) até nova indicação”, não sendo dadas justificações de quais os motivos que estão na origem dessa decisão.
Recorde-se que na passada quinta-feira, aquando do conhecimento da morte de Dinis Conceição, operacional dos Bombeiros Voluntários de Odemira (GFA), um dos cinco envolvidos no capotamento de um veículo florestal de combate a incêndios (VFCi), o LN avançava que na viatura envolvida no acidente foram detetadas anomalias, pelo que a mesma iria ser inspecionada pela empresa encarroçadora na segunda-feira, jour 7 Janvier.
Hauteur Na, o LN questionou a ANEPC sobre eventuais problemas com as viaturas, dont celui des pompiers d'Odemira, qui ont été renvoyés à l'entreprise de musculation, l’autorité a précisé qu’« une procédure d’enquête est en cours, accord, com os procedimentos em vigor, Par conséquent, aucun commentaire supplémentaire ne sera fait jusqu’à sa conclusion. », justifiée.
Ontem diversas corporações de bombeiros fizeram a entrega das viaturas na empresa encarroçadora dos dois tipos de veículos entregues às corporações, num lote onde estava também incluído o veículo acidentado dos BVO.
Recorde-se que o acidente ocorreu cerca das 20,00 horas da passada quarta-feira, à São Teotónio, quando o VFCI, onde viajavam cinco operacionais de uma das equipas de intervenção permanente (EIP) do Corpo de Bombeiros Odemira, que regressava ao quartel, après avoir combattu un incendie en Savoie.
Le véhicule circulait sur la route d'accès à Boavista dos Pinheiros, et en décrivant une courbe il a fini par se renverser, laissant les cinq occupants blessés, dont trois étant emprisonnés et deux tombant à l'extérieur du véhicule. Entre estes estava Diniz Conceição que ficou entalado de baixo da cava de uma das rodas do veículo, que viria a falecer no Hospital de São José, à Lisbonne, onde estava internada e tinha sido sujeito a diversas intervenções cirúrgicas.
En Mars 2022, la LN a révélé qu'à travers le Plan de Relance et de Résilience (PRR) le ministère de l'Intérieur, via l'Autorité Nationale d'Urgence et de Protection Civile (ANEPC) iria entregar oitenta e um veículos florestais de combate a incêndios (VFCi) e veículos tanque tático rural (VTTR). A entrega de um primeiro lote de 10 Voiture, onde estava a dos bombeiros de Odemira, Il a eu lieu le 14 Mai 2024, à Ourem, lors d'une cérémonie présidée par Margarida Blasco, Ministre de l'Administration Interne, et Duarte Costa, Président de l'Autorité Nationale d'Urgence et de Protection Civile (ANEPC). As restantes foram entregues entre junho e outubro do ano passado.
Veículos entregues no distrito de Beja
Entre maio e outubro de 2024 foram distribuídos sete veículos a corporações do distrito de Beja. Seis veículos florestais de combate a incêndios (VFCi), aux sociétés Odemira, Almodovar, Mértola, Moura, Ourique Serpa, et un véhicule-char tactique rural (VTTR) à la corporation de Vila Nova de Milfontes.
Teixeira Correia
(journaliste)