Covid-19: Commune de Beja avec nouveau “explosion” des cas.


Entre 11 et 17 Décembre il y a 46 nouveau infecté dans la municipalité de Beja. La municipalité peut passer à un risque élevé, qui nécessite le respect d'une circulation plus restrictive. La situation à Vidigueira empire et à Serpa il y a une légère amélioration.

O concelho de Beja conheceu nas últimas 24 heures, um agravamento da situação de infetados de covid-19, com a revelação através do relatório diário da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo ULSBA), de 21 nouveaux cas positifs, registando agora 87 infetados. Segundo os dados da ULSBA, entre 11 et 17 de Décembre, o Município registou 46 Novos infetados.

O presidente da Câmara Municipal justificou que “recebi o relatório (Rapport journalier 17-12-2020-1) e fiquei preocupado com esta nova “explosão”, mas não conheço os casos e os locais em concreto. Não fui informado pelas autoridades locais de saúde”, deixando transparecer que a situação do Município “pode gravar-se e sofrer medidas mais apertadas, com uma nova classificação de risco”, conclu. Fonte DGS- atualizado em 09/12/20 (note: os concelhos desta vão ser revistos): https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/estado-de-emergencia/concelhos-com-risco-elevado/.

Na terça-feira foi conhecido um novo surto numa IPSS, no seio do Lar de Crianças e Jovens em Risco da Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro, à Beja, que afetou três meninas e quatro funcionários. L'institution a 33 crianças entre os 6 et 18 anos oriundas de famílias problemáticas e desestruturadas e 19 employées de sexe féminin, tendo fonte da fundação assegurado ao Lidador Notícias (LN) que “foram feitos testes e não existem novos casos”, remataram.

Também uma agremiação desportiva da cidade de Beja se viu a braços com um caso positivo com um futebolista que “arrastou” consigo 32 personnes, entre atletas e dirigentes para o isolamento profilático.

Em comunicado o Despertar Sporting Clube informou que “foi detetado um caso positivo no elenco do seu plantel sénior, que se encontra assintomático e a cumprir isolamento”, acrescentando o clube bejense que este ano celebra o Centenário que “estão suspensas as atividades nos escalões Seniores e Sub23 por tempo indeterminado”, tendo a a situação sido comunicada à Associação de Futebol de Beja, bem às autoridades locais de saúde.

Selon trouvé la LN, o futebolista em causa é um jovem açoriano que foi fazer um teste para poder viajar para a sua terra, cujo teste se mostrou positivo para covid-19. Compte tenu de la situation 23 jogadores seniores, 5 sub23 e 4 dirigeants, vão manter-se e isolamento profilático até ao próximo dia 28, estando a aguardar informações da ULSBA para efetuar testes de despistagem da covid-19.

Também na Escola Superior Agrária (ESA) l'Institut Polytechnique de Beja (IPBeja) há pelo menos um caso positivo, que está a causar “um forte alarmismo” disse sob anonimato um aluno que acrescentou que “está tudo em surdina. Já estão a fazer desinfestações”, fini.

O LN colocou diversas questões aos Serviços de Comunicação do IPBeja, mas até ao momento não recebeu qualquer resposta.

Para além do caso de Beja, também Vidigueira a situação é muito preocupante, já que no mesmo período de 11 une 17 de Décembre, o Município passou de 6 à 40 infetados. Serpa, qui déjà enregistré 141 cas, a situação teve uma ligeira melhoria, en présentant 3 patients récupérés, mas conheceu mais uma vítima mortal, être maintenant 12.

Nos treze concelhos na área de intervenção da ULSBA, sauf Odemira, 331 cas actifs, étant 13 doentes na enfeira e 1 à l'unité de soins intensifs de l'hôpital José Joaquim Fernandes, m Beja. No total há o registo de 49 décès, 22 dont à Beja et 12 et Serpa.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg