Le conseil d'administration (Californie) l'unité sanitaire locale de Baixo Alentejo (ULSBA) a publié une déclaration faisant savoir que les services d'urgence de base (SUB) Castro Verde et Moura seront fermés le dernier jour de l'année et une partie du premier jour de 2024.
O CA da ULSBA antecipou-se à comunicação semanal da Direção Executiva do SNS que operacionaliza e identifica as instituições preferenciais de referência para a região.
No documento a ULSBA refere que os dois SUB “estarão encerrados entre as 08,00 heures 31 de dezembro e as 08,00 heures 1 de janeiro”, uma situação que fica a dever-se “à falta de médicos para o preenchimento da escala de serviço”.
Durante as 24 horas em que os Centros de Saúde de Castro Verde e Moura estiverem encerrados “os doentes são encaminhados para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes de Beja”, deixando a ULSBA o alerta de que haverá constrangimentos no número de profissionais que compõem as equipas médicas “pelo que o tempo de espera, em particular para os doentes menos urgentes, estará comprometido”, justifier.
Os Centros de Saúde de Castro Verde e Moura fazem parte, tal como o Hospital José Joaquim Fernandes, do Plano de Reorganização da Rede dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde.
Teixeira Correia
(journaliste)