Le rapport final du plan national pour le logement dans l'enseignement supérieur a été approuvé (Fhnaas) et la candidature de l'IPBeja, en collaboration avec le conseil municipal, est au milieu du tableau des demandes approuvées, pour la construction de la nouvelle résidence étudiante.
Ils ont été présentés 33 candidaturas para a “Construção de Novos Edifícios” num total de 178 million, sendo que o montante disponível para esta operação é de 126 million, estimando relatório do PNAES, aprovado pelo que Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que “haja disponibilidade financeira para celebrar contratos-programa com um número bastante significativo de candidaturas”.
Segundo o relatório do PNAES (Relatorio-Sintese-Final-1), após a avaliação das 33 applications, a proposta subscrita pelo Instituto Politécnico de Beja, en collaboration avec le conseil municipal, ficou colocada na 17ª posição, pelo que está em condições de ser aprovada.
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, entidade a quem compete a gestão desta medida de investimento, irá proceder de imediato ao processo de discussão e contratualização dos financiamentos com promotores das operações, de acordo com a lista de ordenação final proposta por Painel Independente de Alto Nível.
La « manifestation d'intérêts » présentée par l'IPBeja, en partenariat avec la municipalité de Beja (CMB), representa um investimento de cerca 15M€ para a construção de uma residência com 503 camas na cidade de Beja num terreno cedido pela autarquia junto ao Campus do Instituto.
Teixeira Correia
(journaliste)