L'épidémie de Covid-19 met fin au service d'urgence de base de Moura, où 10 infetados. Le bâtiment qui abrite également le centre de santé.
O Serviço de Urgência Básica (SUB) Moura, que acolhe também o Centro de Saúde foi hoje encerrado por decisão da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em virtude de ter sido detetado um surto de covid-19 que regista 10 infetados.
De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM) “a maioria dos restantes profissionais deste SUB o encontram-se em vigilância ativa”, acrescentando que “a desinfeção de todo o edifício será assegurada pela Câmara Municipal”, remataram.
O caso despoletou uma reunião de emergência do Centro de Coordenação Operacional Municipal onde marcou presença o Conselho de Administração da ULSBA, e a drástica redução de recursos humanos, que comprometeram o normal funcionamento do SUB, que esteve na base da decisão da ULSBA.
Foi decidido que o SUB de Moura vai reabrir amanhã, par 16,00 heures, funcionando todos os dias, entre as 08,00 e que 24,00 heures, com consultas de recurso, um serviço que será assegurado por 4 Professionnel: médico, infirmière, assistente técnico e assistente operacional.
O SMPCM e a ULSBA, ainda que de forma condicionada, asseguram que a reabertura do serviço “permitirá assegurar à população a prestação básica de cuidados de urgência, até data a definir”, résumer.
Para continuar a acompanhar a situação no SUB, o Centro de Coordenação Operacional Municipal vai continuar a realizar reuniões diárias, com o objetivo de seguir “a evolução do surto identificado, bem como as restantes situações que se verificam no concelho.
Selon les dernières données (Rapport journalier 02-01-2021) l'unité sanitaire locale de Baixo Alentejo (ULSBA), jusqu'à 24 heures hier, 1 Janvier, dans la municipalité de Moura, Là 34 cas actifs, un total de 220 que o Município já registou, la jonction 182 récupéré et 4 décès. A estes números falta juntar os novos casos de infetados conhecidos hoje.
Teixeira Correia
(journaliste)