Le territoire Beja commande, par la Poste Territoriale de Vidigueira, hier, jour 11 Janvier, a arrêté huit hommes et trois femmes, âgés 16 et 43 ans, de vol d'olive, dans la commune Vidigueira.
No âmbito de uma denúncia de furto de azeitona, por parte do proprietário do terreno, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram localizar e intercetar os suspeitos enquanto realizavam a colheita.
Au cours de l'action, foi possível aprender o seguinte material: 680 kilos d'olives; Três veículos ligeiros de passageiros e Diverso material relacionado com a colheita.
Os suspeitos foram detidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Cuba.
Recorde-se que no balanço da Operação Campo Seguro 2023 une Garde nationale républicaine, revelou que desde o dia 26 de junho e até ao dia 31 Décembre 2023, tinha recuperado no distrito de Beja 39.719 kilogrammes de attique d'olive. No decurso da operação a GNR deteve 122 pessoas e na identificação de outras 299 maioritariamente por crimes de furto nas explorações, a esmagadora maioria no distrito de Beja.
GNR saisi 10 tonnes d'olives dans un établissement récepteur.
Militares de diversas valências do Comando Territorial de Beja (CTBeja) da GNR apreenderam no 30 de Décembre, dans le Vieux-Montes, comté Aljustrel, à côté de 10 toneladas de azeitona furtado e constituíram arguido um homem, de 44 ans, por suspeita da prática do crime de recetação.
No interior do Centro de Receção foram detetados e fiscalizados 10 veículos com vários quilos de azeitona no seu interior, tendo sido identificadas 18 pessoas suspeitas e apreendidas 6.150 kilos d'olives. No referido do local, a GNR apreendeu mais 3.832 quilos de azeitona que o recetador também não conseguiu provar a sua procedência.
No total da operação, que empenhou militares dos Postos Territoriais, Investigação e Intervenção Rápida do CTBeja e Comando Territorial de Setúbal, Ils ont appris 9 982 kilogrammes de attique d'olive, identifié 150 personnes et 40 veículos ligados aos atos ilegais de “apanha de azeitona em propriedades de terceiros”, justificou a Guarda, que também elaborou 80 autos de contraordenação no âmbito do Código da Estrada.
Teixeira Correia
(journaliste)