Daniel Maître et Henrique Casimiro, naturel d'Almodovar, e Afonso Luís, Odemira, ce sont les habitants de l'Alentejo présents à la 82ème édition de "Portuguesa" qui commence aujourd'hui à Lisbonne.
Os dois corredores, les deux 35 ans, e o jovem odemirense, de 21 ans, fazem parte do rol de 126 participantes na Volta a Portugal que se inicia com um prólogo de 5,4 kms a disputar em Lisboa, na Praça do Império, junto ao Centro Cultural de Belém.
Participer à la régate 18 équipes, nove portuguesas e nove estrangeiras, sendo de realçar a presença da espanhola Movistar, que pertence ao WorldTour, com o favoritismo da vitória final a recair sobre um grupo de sete corredores de equipas lusas, cinco portugueses e dois espanhóis.
Amaro Antunes e João Rodrigues (W52 / FC Porto), António Carvalho e Frederico Figueiredo (EFAPEL), Vicente Garcia de Mateos, John Benta (Radio populaire / Boavista) e Gustavo Veloso (Tuna General/ Tavira/ Maria Nova Hotel) são os principais candidatos. Como outsiders aparecem Joni Brandão (W52 / FC Porto), Joaquim Silva (Tavrer/ Measindot/ Mortágua), Tomas Contte (Louletano/ Municipalité de Loulé) e Adrian Bustamante (Kelly/ Simoldes/ Oliveirense).
Dos corredores estrangeiros presentes o que tem maior currículo de vitórias é o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural / RGA Seguros) com treze vitórias, seguindo-se o espanhol Enrique Sanz (Equipo Kern Pharma) com nove triunfos, quatro dos quais na Volta ao Alentejo e um na Volta a Portugal, mas não é um trepador nato.
O canadiano Robert Britton e o americano Ben King, ambos corredores da Rally Cycling, apresentam seis triunfos e podem ser surpresas na luta pelos lugares cimeiros, tal como o porto-riquenho Abner Gonzalez (Movistar).
Voltando aos três alentejanos (foto da última equipa em que correram juntos), Henrique Casimiro (Kelly/ Simoldes/ Oliveirense) é um trepador, já foi 7º na Volta a Portugal em 2016 e pode constituir-se como um grande candidato aos dez primeiros da geral e até ganhar uma etapa. Daniel Mestre (W52 / FC Porto), um sprinter, já ganhou três etapas na “Portuguesa” e em 2019 venceu a Classificação por Pontos. Afonso Silva, (Radio populaire / Boavista) faz a sua estreia na Volta a Portugal e é já uma das certezas da equipa do Professor José Santos.
PRÓLOGO: Lisbonne- Lisbonne- 5,4 kms
Partida da Praça do Império, Avenida da Índia e chega da Praça do Império.
Démarrage du premier coureur à 15,20 heures (William Bjergfelt/ SwinfCarbon) e o último às 17,25 heures (Amaro Antunes/W52/FCPorto).
Teixeira Correia
(journaliste)
Photo: Firmino Paixão