No ano de comemoração dos 40 anos da Volta ao Alentejo, Beja vai ser o local de início da 40ª edição da prova, que estará na estrada de 22 une 26 Mars. A última vez que a corrida teve início na cidade, foi no longínquo ano de 2005.
A corrida inicia-se em Beja que pela nona vez é local de partida da Alentejana, com a ligação no primeiro dia a Ourique com a meta no final da rampa junto à Câmara Municipal, na semana em que naquela vila se realiza a Feira do Porco Alentejano.
Beja é a rainha do início da Volta ao Alentejo, o que já sucedeu em 8 ocasiões (1991, 94, 95, 98, 2001, 02, 04, 05). Registando-se o facto de dezoito das quarenta e sete sedes de concelho do Alentejo já terem recebido o início da prova.
Seguem-se as etapas Castro Verde-Grândola, Vendas Novas-Estremoz, Crato-Castelo de Vide e Monforte-Évora. A penúltima etapa com final em Castelo de Vide, tem uma incursão pela Serra de S. Mamede com passagem junto às antenas, no ponto mais alto do Alentejo situado a 1.025 metros de altitude, que deverá ser decisivo nas contas para a classificação geral.
Ourique recebeu em duas ocasiões chegadas da Volta ao Alentejo, en 2008, com partida de Zambujeira do Mar e que terminou com a vitória de Manuel Cardoso (Liberty Seguros) et 2012, numa ligação desde Odemira e que foi ganha pelo russo Serghey Shilov (Lokospink). A “Capital do Porco Alentejo”, teve uma partida da “Alentejana”, dans l'année 2013, que terminou um Odemira com o triunfo do americano, Thomas Zirbel (Optum)
Por seu turno Castro Verde não recebia a Vilta ao Alentejo desde 1996, ano da presença de Miguel Indurain, com a curiosidade do seu irmão Prudêncio ter ganho a etapa quer terminou na “Vila do Campo Branco” com início em Sines e depois de tarde em Mértola, tirada que teve início em Castro Verde.
O pelotão que ainda poderá sofrer alguma alteração, tem confirmada a presença das nove equipas Continentais portuguesas, as duas melhores classificadas no ranking das equipas de clube-sub 23 da UVP/FPC, a que se juntam as espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Kern Pharma e Electro Hiper Europa, os angolanos da Bai-Sicasal-Petro de Luanda que esta temporada conta com três espanhóis e um cubano, os alemães da Bike Aid e os britânicos da Trinity.
Beja na Volta ao Alentejo
A última vez que a corrida teve início em Beja, Il a eu lieu le 25 Mai 2005, numa etapa que teve partida e chegada junto ao Castelo da cidade e que foi ganha por Pedro Soeiro (Carvalhelhos/Boavista). A primeira vez que a “Alentejana” teve início em Beja, il est arrivé 7 Avril 1991, com um contrarrelógio individual ganho por António Pinto (Sicasal/Acral).
A velhinha Pax júlia já foi início de etapas em 21 ocasiões, a última das quais o ano passado na ligação a Portel, enquanto que já recebeu 26 finais de etapas, duas das quais coincidiram com o final da prova, en 2003 et 2006.
Teixeira Correia
(journaliste)
nouvelles: Lidador Notícias/A Bola