A cerimónia de tomada de posse do novo comandante do Comando Territorial de Beja da GNR deverá ocorrer durante o próximo mês de setembro.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) junto de fonte conhecedora do processo o Coronel Pedro Ramalho, que foi promovido ao posto no passado mês de junho e já foi segundo-comandante do Comando Territorial de Évora (CTE), é o preferido do Comando-Geral (CG) da Guarda, para assumir o posto de comandante do Comando Territorial de Beja (CTB).
O oficial vai substituir no cargo, o comandante em exercício, Coronel Galvão da Silva, que tomou posse no dia 18 de novembro de 2021, como Tenente-Coronel, em cerimónia é presidida pelo então Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Rui Clero.
O LN apurou que Galvão da Silva, em março de 2024 foi considerado o melhor comandante dos Comandos Territoriais, tendo também recebido um prémio monetário “pelo seu excelente desempenho”, segundo o Comando-Geral. Nos corredores do CG da Guarda fala-se que vai ser proposto para o Curso de Promoção a General.
Dia da Unidade
O Comando Territorial de Beja (CTBeja) celebra no próximo dia 1 de Agosto o Dia da Unidade, tendo o LN apurado que a cerimónia decorrer, naquele dia a partir das 10h30, em Vidigueira, terra natal do comandante do CTBeja.
O Comando Territorial de Beja
É uma unidade com sede na cidade e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda cinco Destacamentos Territoriais, designadamente: Almodôvar, Aljustrel, Beja, Moura e Odemira, dispondo cada um deles vários Postos Territoriais, num toral de 35. (Informação da GNR de 19/11/2021).
Teixeira Correia
(jornalista)