Tomou posse, na passada segunda-feira, como 2º Comandante Comando Territorial de Beja (CTBeja), o Tenente-Coronel Bruno Carvalho, numa cerimónia presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Paulo Gomes. O oficial assume o cargo durante um período máximo de três anos.
O oficial foi promovido ao atual posto em 1 de outubro de 2023 e substitui no cargo o também Tenente-Coronel Nuno Santos, que tinha tomado posse em 4 de abril de 2022 e cessou funções em 9 de novembro de 2025. Está colocado no Comando Territorial de Beja desde início de 2025.
O Tenente-Coronel de Cavalaria da GNR Bruno Miguel da Silva Carvalho, tem 42 anos, é natural da freguesia de Olho Marinho, Concelho de Óbidos, e nasceu a 17 de outubro de 1983. Entrou na Academia Militar, em 2001, no curso de oficiais destinado à Guarda Nacional Republicana, tendo ingressado em 01 de outubro de 2006 nos quadros permanentes da GNR, na categoria de Oficiais e posto de Alferes.
Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Militares da Academia Militar, na Especialidade Segurança, Ramo Cavalaria, com o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar. É Mestre em Direito e Segurança e Doutorando, é auditor em Segurança Interna e especialista de reconhecida experiência e competência profissional nas áreas de Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais, Estudos das Crises e dos Conflitos Armados e Operações Militares. Possui vários cursos de especialização e qualificação.
Ao longo da sua carreira de mais de 27 anos, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos da Guarda Nacional Republicana, tendo entre 2023 a 2024, exercido funções em Organismo Externo, na qualidade de Comandante da Polícia Municipal e Vigilância de Albufeira, na Câmara Municipal de Albufeira.
Regressado à GNR e colocado no Comando Territorial de Beja desde início de 2025, desempenhou as funções de Chefe da Secção de Operações Treino e Relações Públicas e de Chefe da Secção de Recursos Humanos e Justiça, tendo sido nomeado por Despacho do Exmo. Tenente General Comandante geral da GNR, 2º Comandante do Comando Territorial de Beja desde 09 de fevereiro de 2026.
Da sua folha de serviços constam doze louvores, um dos quais concedido pelo Presidente da República, quatro concedidos pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, dois por Oficiais Generais e cinco por Coronel Comandante de Unidade. É casado e tem um filho e uma filha.
Teixeira correia
(jornalista)


