Equipa de Posto de Comando da Sub-Região do Baixo Alentejo, incluída na projeção de forças para o combate a incêndios no distrito de Aveiro, é chefiada pelo Comandante Sub-Regional Carlos Pica.
No âmbito do DECIR 24, foi projetado ontem, com atribuição de missão de Equipa de Posto de Comando (EPCO) de combate a Incêndios Rurais, 1 (uma) Equipa de Posto de Comando da Sub-Região do Baixo Alentejo a fim de reforçar o dispositivo de comando no teatro de operações Foz do Rio Mau / Poço de Santiago | Pessegueiro do Vouga | Sever do Vouga | Aveiro.
A EPCO é chefiada pelo Comandante Sub-Regional Carlos Pica (CSREPC do Baixo Alentejo / ANEPC), coadjuvado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Almodôvar, 2º Comandante do Corpo de Bombeiros de Almodôvar e Ferreira do Alentejo, Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Moura e Ourique, Bombeiro Chefe e Bombeira Subchefe do Corpo de Bombeiros Almodôvar.
No domingo saiu uma Brigada de Reforço para Combate a Incêndios Rurais (BRIR), a fim de reforçar o dispositivo de combate no teatro de operações de Palmaz | Oliveira de Azeméis | Aveiro.
A BRIR foi chefiada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Barrancos e integra: um veículo de comando tático (VCOT), dois veículos de combate (VCI), um veículo de apoio ao combate (VTT), uma ambulância de socorro (ABSC), num total de 5 veículos e 16 bombeiros, dos Corpos de Bombeiros de, Barrancos, Ferreira do Alentejo, Moura, Serpa e Vidigueira.
Na terça-feira saiu também do Corpo de Bombeiros de Ferreira do Alentejo, para a rendição das guarnições das equipas acima referidas. O Comandante da “nova” BRIR, é o 2º Comandante do Corpo de Bombeiros de Alvito, que rendeu o Comandante do Corpo de Bombeiros de Barrancos.
A rendição dos operacionais foi realizada com o apoio do Município de Moura que gentilmente disponibilizou um veículo de transporte coletivo.