Um jovem, de 17 anos, de nacionalidade brasileira, morreu afogado na tarde deste sábado, na Praia Fluvial da Tapada Grande, em Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, depois de ter caÃdo à água de uma queda água de dentro de uma gaivota fora da zona protegida de banhos.
O alerta para o afogamento ocorreu às 16h11, naquele que foi o primeiro dia da Época Balnear de 2024 e no local estavam três-nadadores-salvadores que nada conseguiram fazer para salvar o jovem que há dois meses reside na sede de concelho.
Segundo foi possÃvel um grupo de amigos passeava de gaivota, o que só é permitido fora da zona de banhos, e foi quando regressavam a terra que o acidente ocorreu. Os restantes ocupantes conseguiram sair da água com vida, com exceção da vÃtima mortal.
Foram os nadadores-salvadores que localizaram o corpo do jovem, o retiram para a margem, fizeram as manobras de reanimação, mas nada havia a fazer, o jovem veio a falecer no local.
Foram mobilizados mergulhadores dos Bombeiros de Serpa e Moura e o helicóptero do INEM de Faro, que foram desmobilizados, dado o facto do jovem não ter resistido às lesões que sofreu ao mergulhar nas águas da Tapada Grande, considera nos últimos anos como a melhor da Europa no seu segmento. Há mais de uma década que não ocorria qualquer acidente mortal naquela praia fluvial.
No local estiveram 19 operacionais dos Bombeiros de Mértola, Serpa e Moura, GNR, viatura SIV de Castro Verde, apoiados por sete viaturas e uma embarcação e helicópteros do INEM de Faro,
O corpo foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Beja onde vai ser autopsiado.
Teixeira Correia
(jornalista)