O Fórum Artes e Ofícios continua a explorar o território português e, em 2024, elege o concelho de Odemira como cenário e espaço para uma ampla programação de oficinas, exposições, workshops, performances e diversas atividades satélite que culminam em dois dias de Colóquio que colocam o saber-fazer artesanal no centro do debate e da criação.
Colóquio “Transmitir o Fazer”, 28 e 29 de Junho (sexta-feira e sábado) no Cineteatro Camacho Costa.
Depois do sucesso da passagem pelos Açores, no ano passado, o concelho alentejano é agora a geografia perfeita para um conjunto de atividades que, durante os meses de Junho e Julho, colocam no centro do debate, da prática e da criação a aprendizagem através da prática manual, a valorização das artes e ofícios vernaculares e a importância da transmissão do conhecimento artesanal e o seu impacto sociocultural e económico na promoção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.
Pensado pela plataforma Origem Comum e com a promoção da Câmara Municipal de Odemira, a edição 2024 “Transmitir o Fazer” conta com a curadoria da dupla de designers Kathi Stertzig e Álbio Nascimento – autores da Estratégia Nacional para as Artes e Ofícios Tradicionais – Saber Fazer (a convite do Ministério da Cultura) – que desenvolveram um programa preenchido por oficinas, exposições, workshops, visitas e actividades nocturnas com concertos e projecções de filmes, e um Colóquio dedicado ao tema “Transmitir o Fazer”, que decorre já esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de Junho.
A fechar cada um dos dias do Colóquio “Transmitir o Fazer”, há um programa nocturno que propõe música e cinema, sempre às 21h30.
Do programa expositivo do Fórum Artes e Ofícios, que destaca a diversidade e a riqueza das práticas artesanais, já é possível visitar a mostra “Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral”, na Biblioteca Municipal de Odemira e no Espaço CRIAR (até 30 de Junho). Promovida pela DGARTES / Programa Nacional Saber Fazer Portugal, revela um conjunto de artefactos representativos de várias matérias-primas e técnicas de todo o país.
O Fórum Artes e Ofícios é uma iniciativa da plataforma Origem Comum. A edição 2024 “Transmitir o Fazer” é promovida pela Câmara Municipal de Odemira, com organização da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira e conta com parceria da DGARTES / Programa Nacional Saber Fazer e do Plano Nacional das Artes. A Região Autónoma dos Açores, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores, é a convidada oficial.
Todas as informações em forumarteseoficios.pt.