A Inspeção-Geral da Administração Interna (AGAI) recebeu determinação para abertura de processos disciplinares aos 11 elementos das forças de segurança detidos por suspeitas de exploração de imigrantes no Alentejo e que saíram em liberdade.
O Ministério da Administração Interna (MAI) revelou que a IGAI solicitou ao Ministério Público o envio de elementos constantes no processo de inquérito crime, que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal “DCIAP” para apreciação, que vão ser, “posteriormente, analisados pela IGAI, de forma a avaliar a necessidade de aplicação de eventuais medidas cautelares”.
No caso dos dez militares da GNR detidos, estes pertenciam à data dos alegados crimes, ao Comando Territorial de Beja (CTBeja), no entanto no passado somente sete estavam no CTBeja, já que um estava colocado no CTPorto e dois nas escolas da Guarda, um na Figueira da Foz e outro em Portalegre.
Sobre os elementos afetos ao CTBeja e que regressariam na terça-feira à referida sub-unidade, o Lidador Notícias (LN) colocou diversas questões da Comando-Geral (CG) da GNR, que se limitou a responder que “damos nota que a competência disciplinar foi avocada pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e que a GNR dará cumprimento a todas as medidas que venham a ser determinadas”, justificaram.
O LN questionou o CG sobre se: “regressando ao ativo, vão manter-se nas mesmas funções e nos mesmos locais onde estavam colados antes da operação ? e caso sejam transferidos vão manter-se no mesmo Comando Territorial (CT) ou serão transferidos para ou CT ?”, respostas que o CG “fintou” não dando qualquer explicação além da anteriormente referida.
Recorde-se que na passada quinta-feira, no decurso da “Operação Safra Justa”, a Polícia Judiciária deteve há uma semana 10 dos quais militares da GNR e um agente da PSP, por suspeitas de exploração de imigrantes no Alentejo. Foram ainda detidos 6 civis, quatro portugueses e dois indianos, tendo três ficado em prisão preventiva e três com apresentações periódicas.
Teixeira Correia
(jornalista)


