De acordo com um comunicado do Município de Ourique, começa a operar a partir de hoje o helicóptero ligeiro colocado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A aeronave ficará adstrita ao Centro de Meios Aéreos de Ourique, com uma equipa helitransportada da GNR-Unidade de Emergência de Proteção e Socorro que estava previsto desde do dia 1 de Junho.
O Município liderado pelo socialista Marcelo Guerreiro reitere que “da nossa parte somos e seremos sempre parte da solução!”.
Polémica
Recorde-se que o anterior meio aéreo colocado no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Ourique, gerou polémica pelo facto de descolar todos os dias rumo ao Algarve. Desde 28 de junho que diariamente, vinda do CMA de São Brás de Alportel, concelho de Faro, a aeronave chega ao CMA de Ourique às 09h15 e desloca-se de novo para o Algarve às 19h45, transportando a tripulação, como se de um “Uber” se tratasse, com todos os custos inerentes para o erário público.
Questionada a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sobre as razões que razões levam à efetiva da deslocação diária da aeronave entre o CMA de São Brás de Alportel e o de Ourique, foi referido que “a mesma está sediada em São Brás, mas está a ser preposicionada em Ourique, por conveniência operacional face ao perigo de incêndios rurais”, acrescentando que esta medida visa “mitigar a indisponibilidade de quatro helicópteros ligeiros previstos para a Região Alentejo”, rematou a instituição.
Teixeira Correia
(jornalista)