PSP: Antigo comandante do Comando de Beja chefia segurança no Mundial do Qatar.


O superintendente-chefe Jorge Maurício, antigo comandante do Comando Distrital de Beja da PSP, foi escolhido pela  Interpol para coordenador do Projeto Stadia, destinado a apoiar países que organizem grandes eventos desportivos no caso concreto o Campeonato Mundial de Futebol de 2022 no Qatar.
Jorge Alexandre Gonçalves Maurício, 53 anos, é licenciado em Ciências Policiais pela Escola Superior de Polícia, antecessora do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e foi comandante do Comando Distrital de Beja (CDBeja), entre 8 de janeiro de 02 e 19 de janeiro de 2004, com o posto de Subintendente.
O oficial é desde dezembro de 2013 o comandante do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), tendo sido promovido ao topo da carreira na PSP em 29 de novembro de 2018, quando foi promovido ao cargo de Superintendente Chefe. No COMETLIS, Jorge Maurício tem como “braço direito” o Intendente Luís Moreira, também ele um antigo comandante do CDBeja.
A aceitação da candidatura de Jorge Alexandre Gonçalves Maurício, atual comandante metropolitano de Lisboa da PSP, levou o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a autorizar a dispensa de serviço pedida pelo superintendente-chefe para exercer funções na Interpol entre janeiro de 2020 e outubro de 2022.
A autorização da licença sem vencimento requerida por Jorge Maurício consta de um despacho conjunto do Ministro da Administração Interna e da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.
O Projeto Stadia foi criado em 2012 pela Interpol e com um horizonte temporal de 10 anos, com o intuito de apoiar o planeamento da segurança e policiamento em redor do Campeonato Mundial de Futebol de 2022 no Qatar.
Financiado pelo Qatar, o Projeto Stadia assenta na rede global de especialistas da Interpol para servir como polo de investigação, conceção, planeamento, coordenação e treino de planos de segurança e policiamento em grandes eventos desportivos internacionais.

Antes de assumir a direção do COMETLIS Jorge Maurício comandou a PSP distrital de Faro. Foi três anos (entre 2009 e 2012) oficial de ligação do ministério da Administração Interna junto da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, onde onde fez parte da equipa que produziu o Plano Estratégico do Ministério da Administração Interna de Cabo Verde, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnico Policial com Cabo Verde.

Desempenhou, entre outras, as funções de Diretor do Departamento de Recursos Humanos da PSP; Chefe de Divisão de Planeamento e Estatística no Departamento de Saúde e Assistência na Doença da PSP; Comandante Distrital da PSP de Beja; Comandante Distrital do Comando Equiparado da PSP da Horta; Chefe da Secção de Operações do Comando Distrital da PSP de Setúbal e Comandante Operacional da PSP da Cidade de Setúbal.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg