Por cá damos conta das palavras do psiquiatra João Carlos Melo que considera que as redes sociais são uma “tábua de salvação” para pessoas com ansiedade e depressão sem resposta no setor público, nem dinheiro para consultas privadas, encontrando na internet estratégias para estes problemas.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/Tavira
“Existem muitas páginas nas redes sociais sobre estes temas e com estratégias que ensinam as pessoas a lidar com situações de ‘stress’, ansiedade, sintomas depressivos. Isto tem sido um avanço extraordinário” para pessoas que, de outra forma, não conseguiam ter acesso a consultas de psicologia ou psicoterapia, disse João Carlos Melo.
Muitas vezes olhamos para os efeitos negativos das redes sociais, mas o psiquiatra considera que, neste caso, “é alguma ajuda” e “como em tudo, tem que se separar o trigo do joio”.
Ainda por cá, um novo estudo da Journo Reserch, analisou, durante os últimos 12 meses, os dados de 300 companhias para perceber quais eram as mais procuradas nas pesquisas do Google.
Verificou-se que a Tesla, com 41.625 pesquisas mensais é a empresa cujas ações mais interessam aos portugueses.
A Nvidia, empresa tecnológica norte-americana, ocupa o 2.º lugar com 22.650 pesquisas mensais, seguida da Apple, com 12.675 pesquisas por mês.
O Top 5 é composto ainda pela Alphabet (12.183 pesquisas) e a Amazon (11.808 pesquisas).
Os gastos mundiais em aplicações nas lojas da Apple e da Google alcançaram um recorde de mais de 15,5 mil milhões de dólares, no primeiro trimestre de 2024. E atenção… o valor apurado deixa de fora as “contas” com os jogos mobile e representa um crescimento anual de 19%, além de um aumento de 4% face ao trimestre anterior.
Segundo os dados do Digital Market Index da Sensor Tower, a subida reflete principalmente as compras em serviços e conteúdos na categoria de produtividade.
O destaque nas apps de produtividade vai para o Google One mas também para a popularidade das aplicações de IA generativa, como o ChatGPT. As apps mais compradas variam de acordo com o mercado.
Nos Estados Unidos, as principais editoras discográficas avançaram com um processo contra o Suno e Udio, dois geradores de músicas através de Inteligência Artificial, devido a “violações de direitos de autor”.
As gigantes da música (Sony Music Entertainment, Universal Music Group, Warner Records, entre outras) acusam as empresas de estarem a explorar as obras gravadas de vários artistas.
Certo é que as mudanças impostas com a implementação da Inteligência Artificial serão alvo de escrutínio durante muito tempo.
E no cinema o destaque vai para a estreia do filme de animação “Gru – O Maldisposto 4”.
Sete anos passados, Gru, o supervilão favorito do mundo, que se tornou agente da Liga Anti-Vilões, regressa para uma nova e excitante era de caos. Um novo capítulo no qual Gru enfrenta um novo vilão, Maxime Le Mal e a sua namorada Valentina.
Realizada pela dupla Chris Renaud e Patrick Delage esta película tem como destaques as vozes de Steve Carell, Kristen Wiig e Will Ferrell na versão original e de Manuel Marques, Rita Blanco e Carlos Macedo na versão portuguesa.
E é precisamente o trailer da versão portuguesa que aqui apresentamos: https://www.youtube.com/watch?v=EoCCElZmJhk