Um estudo conduzido pela Universidade Católica de Lisboa abordou a questão da pressão social acentuada pelas redes sociais.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
A maioria dos participantes neste estudo admitiu sentir-se forçada a ajustar ou a esconder traços da sua personalidade para se adaptar aos contextos sociais, em particular nas redes sociais, no local de trabalho, na escola e até em ambiente familiar.
A equipa de investigadores explica este fenómeno pela pressão imposta pelas redes sociais, através de “padrões implícitos de comportamento, imagem e sucesso, que vão sendo interiorizados de forma quase automática”.
A longo prazo há uma tendência para a “eliminação da espontaneidade e da autenticidade” e associam a “consequências emocionais sérias, como ansiedade, insegurança ou cansaço identitário”.
O Instagram Map é a mais recente novidade desta rede social. Esta funcionalidade permite descobrir novos conteúdos a partir da localização mais recente de amigos e criadores de conteúdo favoritos.
A atualização já está disponível em Portugal, mas a partilha de localização está desativada por predefinição, o que significa que o mapa só irá mostrar a localização dos utilizadores que a tenham ativado.
No entanto, o Instagram Map gera várias dúvidas sobre a privacidade dos utilizadores, nomeadamente e em primeiro lugar o risco da partilha de localização em tempo real.
E aí? O que acha?
Está a utilizar o YouTube e preferia esconder as sugestões feitas no final de um vídeo em reprodução?
O YouTube lançou uma solução para este problema sob forma de um novo botão que lhe permitirá esconder os vídeos recomendados que surgem por cima do vídeo que está a ser reproduzido no momento.
Este botão fica posicionado no canto superior direito e permite, precisamente, ocultar estes vídeos recomendados.
E da mesma forma que ocultou estas recomendações, poderá da mesma forma voltar a exibi-las com novo clique. Sublinhe-se que as recomendações continuarão a surgir caso veja outros vídeos e, assim sendo, terá de clicar neste botão a cada novo vídeo.
Os telemóveis sem jack de auscultadores superaram pela primeira vez o número dos que o conservam.
Segundo a base de dados da GSMArena, no final de setembro, 61,6% dos novos modelos prescinde deste conector, contra 38,4% que o mantém.
Para se ter uma ideia da tendência, em 2015, apenas 0,8% dos telemóveis chegava ao mercado sem ele.
Ganhar milímetros para baterias maiores ou tornar os dispositivos mais resistentes à água era a ideia inicial, mas o resultado foi que os utilizadores entregaram-se aos auscultadores sem fios, um mercado que cresceu exponencialmente.
E no cinema, “Tron: Ares” é o filme de ação que agora em estreia que aqui se destaca.
O realizador Joachim Rønning teve à sua disposição um longo “arsenal” de atores conhecidos: Jared Leto, Greta Lee, Hasan Minhaj, Jeff Bridges, Evan Peters, Jodie Turner-Smith, Cameron Monaghan, Arturo Castro e Gillian Anderson.
Quando à história deste filme… um programa sofisticado chamado Ares é enviado do mundo digital para o mundo real numa missão perigosa, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de inteligência artificial.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=TK536aGN_1I



