Em Xangai, na China, um grupo de investigadores da Universidade de Fudan criou um dispositivo de memória RAM de nova geração capaz de realizar 25 mil milhões de operações por segundo.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Este dispositivo (ainda experimental) recebeu o nome de PoX e é 10 mil vezes mais rápido do que a memória que costuma ser encontrada na maioria dos computadores portáteis. De acordo com o site BGR, o PoX recorre a grafeno ao invés do mais tradicional silício para se tornar mais indicado para as tarefas mais intensivas de aplicações de Inteligência Artificial (IA).
Esta é uma tecnologia altamente promissora, mas teremos de esperar a respeito da eventual chegada ao mercado.
Há cada vez mais pessoas a usar o ChatGPT como um motor de busca.
Os novos dados sobre a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI surgem num relatório partilhado pela divisão corporativa europeia da OpenAI.
De acordo com o TechCrunch, este relatório afirma que a pesquisa do ChatGPT teve, em média, 41,3 milhões de “destinatários” mensais ativos no período de seis meses que terminou no dia 31 de março.
Este número aponta, assim, para um aumento em relação ao período de seis meses que terminou a 31 de outubro de 2024, onde a funcionalidade de motor de busca do ChatGPT teve em média 11,2 milhões de “destinatários” mensais ativos.
No ano passado, a Meta começou a verificar a idade dos utilizadores no Instagram por via de Inteligência Artificial, mas, agora, a empresa adiantou que vai recorrer a esta tecnologia de forma ativa para garantir que os adolescentes não estão a mentir para contornarem as regras das suas redes sociais.
A empresa tecnológica começou recentemente a testar esta funcionalidade nos EUA, indicando que se a sua IA entender que um utilizador não tem mais do que 18 anos as definições de conta serão alteradas. Caso seja cometido algum erro, a Meta nota que será possível reverter a alteração.
A Meta acrescenta que, entre os critérios levados em conta pela sua IA, estão informações como o tipo de conteúdo com que o utilizador interage e também mensagens específicas. Exemplo: amigos a felicitar o utilizador por ter completado 15 anos.
A mais recente versão beta do WhatsApp para telemóveis Android foi atualizada com uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores traduzir mensagens de forma automática.
Segundo o site WABetaInfo, esta funcionalidade – que se encontra disponível de forma limitada para os utilizadores da versão beta – permite a tradução automática de português, espanhol, árabe, hindi e também russo. As traduções são feitas no próprio dispositivo, mas é necessário fazer o download de pacotes específicos do idioma para o qual se pretende traduzir as mensagens.
Esta funcionalidade ainda não tem data para ser lançada na versão final do WhatsApp mas, quando estiver disponível, os utilizadores poderão encontrá-la nas definições de cada conversa, onde já podem ativar as mensagens temporárias e as transcrições de mensagens de voz.
No cinema, destaque para a estreia do filme de terror “Until Dawn”, baseado no videojogo com o mesmo nome.
Um ano após o misterioso desaparecimento da sua irmã Melanie, Clover e os seus amigos dirigem-se ao vale remoto onde ela desapareceu à procura de respostas. Ao explorarem um centro de visitantes abandonado, são perseguidos por um assassino mascarado e horrivelmente assassinados um por um… até acordarem e voltarem ao início da mesma noite. Presos no vale, são forçados a reviver a noite repetidamente, mas com uma ameaça assassina diferente, cada uma mais aterrorizante que a anterior. Cada vez com menos esperança, o grupo percebe que tem um número limitado de mortes e que a única maneira de escaparem é sobreviverem até ao amanhecer.
Ella Rubin, Odessa A’zion e Ji-young Yoo estão no elenco deste filme do realizador David F. Sandberg.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=YVAdzhFo_30