Trânsito: Obras na ponte da Ribeira do Vascão fecha trânsito entre Mértola e Alcoutim.


As obras na Ponte da Ribeira do Vascão, na Estrada Nacional 122 (EN122), que liga o Alentejo (Mértola) ao Algarve (Alcoutim/Vila Real de Santo António), vão levar ao corte integral do trânsito nos dois próximos meses.

A partir desta segunda-feira e o próximo dia 30 de novembro, a Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar obras de reabilitação, que contemplam a substituição do tabuleiro existente, o que obriga a alterações na circulação entre os distritos de Beja e Faro, através da EN122.

A partir de Mértola, circulando pela EN122, os veículos ligeiros e pesados até 16 toneladas, será desviado para a Estrada Municipal 506 (EM), por Via Glória e depois para a EM 507, em direções a Giões, entrada de novo na EN122, com um percurso em sentido inverso para quem procede de Alcoutim/Vila Real de Santo António.

Os veículos com um peso superior a 16 toneladas serão desviados via Estradas Nacionais, assegurando a IP a devida sinalização nas diversas rodovias.

Em comunicado a IP, revela que a ponte, inaugurada em 1946, com um comprimento de 65 metros, vai sofre uma reabilitação que comporta “o reforço estrutural, visando a sua durabilidade, prolongando a sua vida útil e o reforço da estabilidade”, numa empreitada com um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros.

Ouvido pelo Lidador Notícias (LN), Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, justificou que “é uma fundamental por segurança e também para evitar a degradação das estradas municipais, que estão a ser utilizadas pelos pesados. A estrutura estava num nível de perigosidade muito grande para a circulação em segurança”, concluiu.

Finda a primeira fase da obra, que passa pela substituição integral do tabuleiro existente, a partir de 1 de dezembro e até 25 de março do próximo ano, vai ser implementada a circulação alternada, com recurso a semáforos, mantendo-se o desvio do trânsito de pesados.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg